Pular para o conteúdo

A Escola

IDENTIDADE DA ESCOLA

bigstock_Happy_Children_1042429

A Escola Bilboquê estrutura seu trabalho educacional realizando atividades educativas com crianças de 04 meses a 08 anos de idade. Esta Instituição, inaugurada a 12 de outubro de 1992 e hoje conta com duas escolas,uma no bairro Gutierrez e outra no bairro Buritis.

Em 2006, nossa instituição implantou o 1º ano do Ensino Fundamental. A nova lei amplia para 9 anos o ensino fundamental, os pais e ou responsáveis, passam a ter obrigação de matricular seus filhos de 6 anos em instituições públicas ou privadas.

A escola Bilboquê entende que para a criança se desenvolver integralmente os aspectos pessoal e sociocultural, observará os conteúdos curriculares, elementos fundamentais para a capacitação de nossos alunos.

A implantação seguirá a organização do Conselho Municipal e Secretaria Estadual de Educação.

Em 2009, as escolas foram autorizadas a implantar até o 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, a ampliação veio concretizar a qualidade do trabalho que realizamos com nossos alunos.

A escolha do nome “Bilboquê” foi fruto de pesquisas que fundamentaram a sua proposta pedagógica. A partir da capacidade espontânea que a criança tem de brincar e através de suas brincadeiras, a escola pretende ser para ela um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo.

Em suas brincadeiras, a criança expressa como organiza, desorganiza e reconstrói seu mundo, simbolizando-o e representando seus sentimentos e pensamentos, descobrindo-se e adquirindo autoconfiança, libertando-se da dependência dos outros, construindo sua autonomia e integrando-se em seu ambiente.

MISSÃO EDUCACIONAL

bigstock_Portrait_of_happy_children_emb_13776284

A Escola Bilboquê se propõe a realizar um trabalho consciente em Educação, com crianças da primeira etapa da Educação Básica.

Educação Infantil:

Creche: berçário/maternal (0 a 3 anos)

Pré-escolar: 1º, 2º períodos (4 a 5 anos)

Ensino Fundamental:

(anos iniciais ou 1º ciclo) 1º ano (6 anos), 2 ano (7 anos), 3º ano (8 anos), 4º ano (9 anos) e 5º ano (10 anos).

Queremos uma escola democrática, em que possamos, através de nossas atitudes, estimular a participação das famílias e da comunidade na construção de novas conquistas como seres humanos, aprendizes, integrados as constantes mudanças da sociedade. Esperamos que nesta relação Família e Escola as normas sejam aceitas e cumpridas de acordo com a proposta pedagógica e regimento interno.

A Escola Bilboque defende uma postura voltada para a realidade do país, para a reflexão sobre os valores, numa relação que busque a verdade, baseada na ética, na justiça social e na solidariedade.

FINALIDADES E OBJETIVOS

 

A Escola Bilboquê sintetiza suas finalidades educacionais nos seguintes objetivos:

  • Situar-se como instituição de vanguarda, proporcionando, à sua equipe docente, constantes descobertas e aperfeiçoamentos, valorizando-os e tornando-os aptos a enfrentar os conflitos e competições diante da vida.
  • Educar integralmente as crianças, desenvolvendo práticas pedagógicas que as atendam nas necessidades básicas e as considerem como cidadãs.
  • Respeitar as crianças como seres pensantes, estimulando-as nas relações intra e interpessoais, para que aprendam a conviver e a cooperar com o grupo.
  • Estimular nas crianças uma atitude de busca constante do conhecimento, através de atividades que desenvolvam e desafiem continuamente o raciocínio, a criatividade, a curiosidade, o espírito crítico, questionador, a livre expressão e a comunicação.
  • Promover o espírito de união, confiança e companheirismo entre os funcionários e a equipe dirigente.
  • Buscar a satisfação dos funcionários e colaboradores para que sintam-se realizados dentro da empresa.
  • Obter resultados empresariais compatíveis com as expectativas dos sócios e o reconhecimento, pelos clientes, da proposta pedagógica desta instituição.
  • Encantar o cliente, visando sua fidelidade.
1-p1002

ESTRUTURA FÍSICA

A escola Bilboquê está nos bairros Gutierrez e Buritis.

O espaço físico das instituições foi projetado pelo arquiteto Samy Lansky e construído de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação e Secretaria de Educação de Minas Gerais.

A construção vem de encontro com a proposta pedagógica local onde a criança é sujeita de sua aprendizagem. Consta de rampas de acesso, espaços lúdicos, áreas livres para brincadeiras, com parques, salas amplas, quadra de esportes e muito verde.

INTEGRAÇÃO FAMÍLIA – ESCOLA

bigstockphoto_Parents_Kissing_Son_Portrait_2233187

A Bilboquê, preocupa-se durante todo o ano letivo em estar em sintonia constante com a família de nossos alunos.

Além do atendimento individualizado, no qual reunimos com os pais e ou responsáveis de nossos alunos para esclarecimentos pedagógicos, administrativos ou financeiros, durante o ano realizamos vários eventos para intensificar esta relação com:

– Palestras com educadores;

– Feira Literária

– Festa Junina;

– Festa da Família

– Reuniões trimestrais;

– Acampamento e/ou acantonamento para os alunos do 2º período do pré-escolar;

– Festa de Encerramento do Pré-Escolar (2º período)

RESPONSABILIDADE SOCIAL

1-p1003

Engajados nas questões sociais de nossa sociedade e da comunidade que estamos inseridos, a Bilboquê promove em parceria com as famílias, eventos para sensibilizar e viabilizar projetos e fundos para favorecer aqueles que necessitam de nosso apoio durante o ano. Propomos vários projetos como:

– Campanha do agasalho;

– Campanha de alimentos;

– Campanha de brinquedos;

– Campanha de materiais higiênicos para idosos;

– Campanha de livros literários, entre outros.