Pular para o conteúdo

Aspectos Administrativos

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Procuramos, principalmente, no período de adaptação, oferecer um ambiente seguro, alegre e criativo. Os alunos novatos contam com um horário diferenciado nas duas primeiras semanas de aula, visando maior conforto e melhor acolhida.

Turno da manhã: 8h às 10h / Turno da tarde: 14h às 16h

Berçário
A adaptação é gradativa, assim, os pais poderão se sentir mais seguros. Os pais e ou responsáveis poderão aguardar no local estipulado pela escola. O bebê deverá iniciar a mudança de vida ficando no primeiro dia uma hora, aumentando, diariamente, até chegar ao horário normal.

Educação Infantil – Ensino Fundamental

As crianças que se mostrarem inseguras, deverão permanecer na primeira semana até às 10h pela manhã e 16h à tarde. Se necessário, os pais e ou responsáveis poderão ficar no local estipulado pela escola, aguardando o processo de adaptação, que geralmente acontece no máximo em 1(um) mês. Solicitamos aos senhores pais que após o período de adaptação, deixem seu filho(a) entrar acompanhado(a) somente pela auxiliar, equipe de apoio e professora.

HORÁRIOS

Turno Manhã:

Entrada: o portão será aberto às 6h50min e as aulas terão início às 7h.
Tolerância até 7h30min.
Saída:
• Maternal 1, 2, 3: 11h40min

• 1º e 2º Períodos e Ensino Fundamental: 11h50min

Turno da Tarde:

Entrada: o portão será aberto às 12h50min e as aulas terão início às 13h.
Saída:

• Maternal 1, 2, 3: 17h40min

• 1º e 2º Períodos e Ensino Fundamental: 17h50min

Pais que têm filhos nos dois segmentos deverão buscar as crianças às 17h50min.

Plantão: manhã: 12h às 13h – tarde: 18h às 19h

Após às 19h o valor da hora extra é o dobro do horário de plantão normal.

ANIVERSÁRIOS

As comemorações de aniversários deverão acontecer na última sexta-feira de cada mês. No início do mês, os pais dos alunos aniversariante receberão uma circular da escola com contato dos outros aniversariantes e dicas para a realização da festa, para que os mesmos se comuniquem e dividam a mesma. Não autorizamos refrigerantes para material 1 e 2. A festa é uma confraternização interna apenas entre as crianças.

Solicitamos não enviar convites e presentes. A presença dos familiares não será permitida, apenas os irmãos que estudam na escola poderão participar. Autorizamos aniversários fora da escola somente após o término das aulas. A responsabilidade das crianças que participarem de festas externas, será dos pais anfitriões. O modelo da circular para festas externas, encontra-se na secretaria. Solicitar o mesmo via e-mail.

UNIFORME

O uso diário do uniforme é obrigatório e visa a praticidade, economia e segurança, facilitando a identificação de nossos alunos. Solicitamos aos pais que coloquem o nome da criança em todas as peças do mesmo. Não responsabilizamos por uniformes sem identificação.

Verão:
• Camiseta de manga curta;

• Bermuda de moletom ou tactel;

• Camisa regata;

• Tênis preto ou branco;

• Sandália tipo franciscana;

• Meias brancas;

• Saia-calça de moletom ou tactel;
Inverno:
• Camiseta de manga comprida;

• Calça comprida de moletom ou tactel;

• Agasalho de moletom ou tactel.
Durante todo o ano:
• Avental para as aulas de Educação Artística e Oficina de Artes em sala;

• Tênis para as aulas de Educação Física.

Nos dias de Educação Física, o uso do tênis é essencial. Nos dias de banho de ducha deverão trazer na mochila: sunga ou biquíni, toalha, chinelo, pente/escova para cabelos e um saco plástico para acondicionar as roupas molhadas. Caso não possa participar, a criança desenvolverá outras atividades.

MEDICAMENTOS / ACIDENTES

A escola deverá ser informada por escrito sobre qualquer medicamento e dosagem que deverá ser ministrada à criança. Se possível, enviar apenas a dose diária. De forma alguma ministraremos medicamentos sem a devida informação. Bombinhas para tratamento respiratórios não serão autorizados. Alunos que apresentarem febre superior a 38ºC no decorrer das aulas deverão ser levados pelos pais. Em casos de acidentes, a direção comunicará aos pais e tomará as providências conforme ficha de saúde. As despesas serão pagas pelos pais e reembolsadas pelo seguro de acidentes. As famílias que têm seguro saúde, poderão utilizá-lo para este fim. A carteira do seguro acidente deverá permanecer afixada na contracapa da agenda, durante o ano letivo.

MATERIAL ESCOLAR COLETIVO

Na taxa de material semestral consta todo o material que o aluno usará durante o ano (exceto livros didáticos de inglês e ensino fundamental). O material individual deverá ser entregue à professora na primeira semana do ano letivo. Todo o material individual deverá ser nomeado.

AGENDA / E-MAIL

No decorrer do ano letivo, comunicamo-nos com os pais através de e-mails. Quando necessário, circulares, bilhetes e informações serão colocados na agenda. Os pais deverão verificar diariamente a caixa de e-mails ou assinar todas as informações da agenda. Favor restringir o uso do telefone apenas a assuntos urgentes. Solicitações de uniforme, lanche, especial, etc, devem ser feitas por:

E-mail Gutierrez: secretaria.gutierrez@bilboque.com.br

E-mail Buritis: secretaria.buritis@bilboque.com.br

LANCHE

A Escola Bilboquê, em 20 anos de existência, sempre se preocupou com a formação dos hábitos alimentares saudáveis dos seus alunos.

Para isto, conta com um setor específico composto por um nutricionista e uma equipe treinada.

O trabalho do setor de Nutrição inclui desde a elaboração e execução do cardápio mensal dos alunos, como a supervisão de todo alimento oferecido pela escola em festas típicas, reuniões de pais e eventos em geral.

Para incentivar o consumo dos alimentos saudáveis, servidos em nosso cardápio, está inserido no projeto político pedagógico da Bilboquê, aulas de Educação Nutricional.

Caso a criança possua alguma alergia ou intolerância alimentar, basta preencher na ficha de matrícula, para oferecermos o suporte necessário a ela e sua família, buscando adequar sua alimentação à sua necessidade.

Os pais receberão mensalmente e com antecedência o cardápio mensal de lanche que é igual a todos os alunos, podendo monitorar, via agenda, a alimentação do seu filho.

REFEIÇÕES

As refeições (almoço e jantar) são oferecidas aos alunos de turno integral. O cardápio mensal será enviado aos pais que optarem por esse serviço. Apenas serão servidas refeições da empresa terceirizada pela escola.

Crianças que utilizam o transporte escolar à tarde, não poderão usufruir desse serviço, já que não há possibilidade de tempo para servir o mesmo.

No berçário, as refeições deverão ser enviadas pela família.

HORÁRIO

Lanche: 9h às 9h30min (manhã) / 15h às 15h30min (tarde)
Almoço: 11h30min às 12h
Jantar: 17h30min às 18h

COZINHA EXPERIMENTAL

Nas atividades de cozinha experimental, os conteúdos, conhecimentos e informações transformam-se pelas mãos das crianças em deliciosas receitas. Os alunos têm a oportunidade de preparar receitas apetitosas, bonitas e coloridas sob a orientação da nutricionista e professora.
Em um ambiente lúdico através de uma estrutura adaptada e segura, nossos alunos realizam as cozinhas experimentais. Neste espaço, receitas saudáveis e nutritivas são executadas sob a orientação e supervisão do Nutricionista, contribuindo significativamente para formação de um estilo de vida com mais qualidade.

DEVER DE CASA: DESAFIO E PRAZER

É um momento de integração com a família, onde a criança, de maneira suave e prazerosa, vai rever e aplicar os conteúdos estudados e adquiridos no processo educacional. Será dosado de acordo com a faixa etária. Iniciaremos esse hábito a partir do 1º período da Educação Infantil.

Organização da rotina diária de estudo: estabeleça horários para a realização da tarefa. O foco principal é a formação de hábitos.
Organize uma caixa com revistas, botões, palitos, cola, lápis de cor e preto apontados e tesoura sem ponta para realização das atividades. Os pais acompanharão sempre os estudos, porém, a responsabilidade é da criança. Nunca faça por ela ou segure em sua mão para que realize traços perfeitos. A família deve procurar o equilíbrio dando autonomia ao aluno, estimulando-o, evitando a dependência dos pais. É uma responsabilidade que ele adquire ao iniciar seus estudos.

Alguns combinados fazem parte dessa dinâmica, para que esse processo aconteça de forma agradável para os nossos alunos:

• Lembrem-se de que um local tranquilo e arejado facilita o trabalho da criança.

• Caso apresente dificuldades, mandem um recado para a professora através da agenda ou enviem um e-mail para as coordenadorias (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

• O estojo será usado em sala de aula e em casa. Incentivem seu filho(a) nos cuidados diários, tornando-se o responsável no controle dos objetos no estojo (tesoura, borracha, cola, apontador, lápis apontados).

• Na ausência do aluno(a), os deveres serão enviados posteriormente, para que sejam realizados em casa com uma data previamente definida pelo professor.

•Incentivem o hábito da organização, capricho, colorido, limpeza e criatividade.

ENTREVISTA COM OS PAIS

Enviaremos um horário semanal em que a professora atenderá aos pais, para transmitir informações e esclarecer dúvidas em relação ao seu filho. O agendamento poderá, também, partir da iniciativa dos pais. No berçário, o contato poderá ser realizado sempre que necessário, com acompanhamento do Setor de Apoio (Coordenação, Psicologia, Fonoaudiologia).

TUTORIA

Tutoria já é oferecida através de vários programas internos como: “Café com Prosa”. Esse ano as tutorias serão mensais para atender às famílias e oferecer orientação e condutas referentes às áreas comportamentais e relacionais dos alunos.

Com antecedência, os pais serão informados dessa programação.

Tutoria Individual

Tutoria Coletiva

ESPECIAL / TRANSPORTE

O serviço de transporte oferecido pela escola é apenas para os alunos da Bilboquê e poderá ser mensal ou diário. O motorista é acompanhado por uma auxiliar, para a segurança das crianças dentro do escolar, para o recebimento e a entrega das mesmas. A pontualidade deverá ser cumprida. As crianças deverão estar pontualmente no local combinado com o motorista. Lembramos que as mensalidades do especial serão 11 (fevereiro a dezembro) e que o valor é integral nos meses de recesso (julho e dezembro) conforme o contrato.

PAGAMENTO DE MENSALIDADES

As mensalidades deverão ser pagas no máximo até o quinto dia útil (incluindo sábado). São 12 mensalidades que deverão ser pagas no banco, internet ou casas lotéricas.

Para pagamentos efetuados excepcionalmente na escola, será cobrada uma taxa de R$4,00. Pagamentos de serviços extras (horas extras, especial, refeição, etc.) serão cobrados e pagos via agenda. Todos os pagamentos pagos fora da data estipulada estarão sujeitos a multa. Valores em espécie deverão vir dentro de envelope fechado.

DOENÇAS / FALTAS

A escola deverá ser comunicada quando seu filho(a) não puder comparecer. Após (2) dias de ausência, comunicaremos com as famílias para informações sobre o nosso aluno. O aluno com suspeita ou diagnóstico de doença contagiosa, deverá permanecer em casa e regressar à escola com atestado médico. Não será autorizado o retorno do aluno sem atestado.

BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças de 1 a 5 anos da Educação Infantil têm um grande apego aos seus brinquedos e mostram-se interessadas em trazê-los para a escola. Por isso, cada sala terá um dia da semana no qual o aluno poderá trazer o seu brinquedo. Solicitamos que o mesmo não seja de estimação ou sofisticados para evitarmos perdas ou quebras de brinquedos tão valiosos para a criança. É proibido o uso de brinquedos que sugiram violência (armas e espadas). Enviem brinquedos apenas no dia estipulado pela professora. Este tipo de atividade não fará parte do currículo do Ensino Fundamental.

ENDEREÇOS / TELEFONES

Em caso de alteração no endereço ou telefones celulares, residencial, comercial ou e-mail, solicitamos comunicar imediatamente à secretaria, via e-mail ou agenda. E-mails pessoais não serão autorizados para contato com professores.

E-mail Gutierrez: secretaria.gutierrez@bilboque.com.br

E-mail Buritis: secretaria.buritis@bilboque.com.br

EVENTOS ESCOLARES

Durante o ano desenvolvemos várias atividades internas e externas. Porém, devido às novas estruturas familiares, não comemoramos com festa o dia dos pais e mães. A festa da família é o momento onde comemoramos estas datas acima, oportunizando a confraternização entre as famílias.

HIGIENE PESSOAL

O banho é uma atividade de relaxamento para a criança e será dado apenas às crianças do berçário, de horário integral, ou quando necessário. As escovações, após as refeições (almoço e jantar), serão feitas apenas para os alunos de horário integral. Atenção! Alunos do turno integral deverão trazer uma toalha de banho, diariamente na mochila.

PERDIDOS E ACHADOS

Todo o material de uso individual deverá ser marcado. A escola não se responsabiliza por objetos perdidos. Encontra-se à disposição dos pais a caixa de objetos perdidos e achados, para que seja feita a identificação, quando necessária. Evitem joias como anéis, brincos, pulseiras e colares. No final de cada semestre, os objetos não procurados e sem identificação, serão encaminhados às creches.

HORÁRIO INTEGRAL

Devido à demanda dos pais, alunos matriculados no turno da tarde, poderão participar de atividades recreativas, reforço pedagógico e orientação ao dever de casa somente no turno da manhã.

As turmas serão organizadas de acordo com a faixa etária para essas atividades afins.

Para os alunos integrais, além das atividades pedagógicas, oferecemos: banho, almoço e hora do sono.