A ESCOLA

A escolha do nome “Bilboquê” foi fruto de pesquisas que fundamentaram nossa proposta pedagógica.

Identidade da Escola

A escolha do nome “Bilboquê” foi fruto de pesquisas que fundamentaram nossa proposta pedagógica. Em suas brincadeiras, a criança expressa sentimentos e pensamentos, descobrindo-se e adquirindo autoconfiança, independência, construindo sua autonomia e integrando-se em seu ambiente.

Somos uma escola que estimula a parceria com as famílias e a comunidade para a construção de novas conquistas na sociedade. A Escola Bilboquê defende uma postura voltada para a realidade do país, para a reflexão sobre os valores, numa relação que busque a verdade, baseada na ética, na justiça social e na solidariedade.

Estrutura

Inaugurada em 12 de outubro de 1992, a Bilboquê conta com duas escolas, uma no bairro Gutierrez e outra no bairro Buritis.
O espaço físico foi projetado pelo arquiteto Samy Lansky e construído de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação e Secretaria de Educação de Minas Gerais, para atender crianças desde o berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental.

A construção dialoga com a proposta pedagógica de modo que a criança seja protagonista de sua aprendizagem. Por meio de rampas de acesso, espaços lúdicos, áreas livres para brincadeiras, parques, pátios, quadra de esportes e área verde, as crianças desfrutam de toda a estrutura preparada e planejada para a infância.

Educação Infantil:

Creche: berçário/maternal (0 a 3 anos)
Pré-escolar: 1º, 2º períodos (4 a 5 anos)

Ensino Fundamental:

Anos iniciais ou 1º ciclo: 1º ano (6 anos), 2º ano (7 anos) e 3º ano (8 anos).

Funcionamento

Turno Manhã:

 

Entrada: o portão será aberto às 6h50 e as aulas terão início às 7h.

Saída:

  • Maternais: 11h40
  • Períodos e Ensino Fundamental: 11h50

Turno da Tarde:

 

Entrada: o portão será aberto às 12h50
e as aulas terão início às 13h.

Saída:

  • Maternais: 17h40.
  • Períodos e Ensino Fundamental: 17h50.

Plantão: após o horário letivo, há a possibilidade de contratar o plantão. Maiores informações na secretaria. Manhã: 12h às 13h | Tarde: 18h às 19h.
Após às 19h o valor da hora extra é o dobro do horário de plantão normal.