Nosso Blog

múltiplas linguagens da criança

Publicado por

Maria Clara

As cem linguagens da criança

Nós, educadores da escola Bilboquê, estimulamos diariamente as múltiplas linguagens da criança (musical, verbal, escrita, pictórica, artes plásticas visuais, linguagem corporal, matemática etc.), observadas e atendidas em sua individualidade. Para tanto, a estética e a arquitetura das escolas (Gutierrez, Buritis e Vila da Serra) são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento a partir de uma estrutura que permite a conexão das crianças entre si, entre os ambientes e com a área externa. Os profissionais da escola criam ambientes e espaços provocativos para que a criança, por si só, se sinta atraída para observar, brincar, interagir e socializar-se.

Na Educação Infantil, priorizamos o corpo, atividades ligadas ao movimento, à comunicação verbal e à não-verbal (gestos e expressões), ao desenvolvimento do pensamento lógico, com o auxílio de discussões em rodas de conversas e pesquisas “in loco”, sempre tendo como meta a aprendizagem em desenvolvimento com as múltiplas linguagens da criança, de uma forma lúdica e envolvente.

Essa maneira diferente de aprender requer da equipe pedagógica e dos professores um constante estudo, com a intencionalidade de provocar nas crianças o interesse pelo seu entorno e pelos campos de experiências: rodas de conversas, linguagens artísticas e expressivas, jogos e brincadeiras, experiências e vivências, pesquisas online e descobertas, em tempo real, por meio dos sentidos. As crianças se tornam protagonistas de seu aprendizado. Isso faz toda a diferença!

A equipe pedagógica parte do pressuposto de que a mente da criança é multidisciplinar e observá-la em sua maneira de aprender é incentivá-la na apropriação de conhecimentos.  Nossos ambientes, como o Espaço gourmet, Biblioteca, Espaço lúdico e Sala de multimeios, estimulam a construção de diversas possibilidades, contribuindo para diferentes descobertas sensoriais.

Além de todo esse envolvimento, as aulas especializadas contribuem para um ensino inovador e holístico, que se complementam entre si. Portanto, os nossos projetos são pensados e estudados pela equipe multidisciplinar (pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionista) para atender as crianças em suas especificidades. Procuramos integrar todas as áreas do conhecimento para aprofundar e despertar o potencial de cada criança. Assim, são observados e estimulados os aspectos emocionais, relacionais, físicos e intelectuais. Esse é o nosso compromisso com a infância.

Maria Helena Dani
Assessora pedagógica