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A consciência fonológica na Educação Infantil

Publicado por

Maria Clara Lauar

A consciência fonológica na Educação Infantil

Desde o nascimento, a criança já é inserida no mundo letrado. À medida que cresce e vai para a escola, isso fica ainda mais presente no seu cotidiano e nas relações que se ampliam. A consciência fonológica é importante para o desenvolvimento infantil, confira o motivo.

A fala e a escrita ganham um sentido mais amplo e são a forma pela qual ela expressa seus sentimentos e comunica suas emoções, ideias e opiniões.

Confira agora mais sobre o assunto e aprenda mais sobre a consciência fonológica.

A consciência fonológica

 A princípio, a criança usa garatujas ou letras aleatórias para registrar uma palavra. Mas, à medida que avança em suas hipóteses, o sujeito entende que a escrita é a transcrição do pensamento e da fala.

Isso é um importante passo para se alcançar a consciência fonológica na Educação Infantil.

No processo de alfabetização, analisam-se as palavras em seus componentes (letras e formas), regras de correspondência entre letras e sons. No que lhe concerne, o processamento fonológico baseia-se no processamento de informação da fala, ou seja, na estrutura fonológica da linguagem oral.

Como trabalhar a consciência fonológica?

Como iniciar, então, a alfabetização e facilitar a relação fonema/grafema? Deve-se estimular a consciência fonológica, desenvolvendo a habilidade de refletir, identificar e manipular sons da língua, percebendo os componentes da fala (fonemas, sílabas, palavras e frases).

Chegar ao som isolado da letra é essencial para a alfabetização, uma vez que estamos inseridos em um país cuja linguagem é de base alfabética.

As crianças precisam brincar de ouvir, observar, manipular letras, tocar e sentir sílabas e palavras, ou seja, vivenciar um processo multissensorial (percepção de sons verbais e não verbais e percepção visual, tátil e fono articulatória).

A realização de atividades que promovam a consciência fonológica (diferenciação entre significados e significantes e atenção aos aspectos sonoros) facilitará a compreensão da relação entre linguagem oral e escrita e a consequente aquisição desta.

O desafio é encontrar estratégias que possam ser utilizadas em sala de aula para auxiliar as crianças a notarem os fonemas.

A consciência fonológica na Educação Infantil

O papel do educador

Destacamos que o professor alfabetizador tem papel importante como mediador no processo de construção de conhecimento, principalmente quanto à aprendizagem da leitura e da escrita.

De modo geral, a consciência fonológica consiste na habilidade do professor de analisar e realizar justificativas sobre as características sonoras da língua, avaliando tamanho, semelhanças e diferenças entre as palavras, propondo experiências alfabéticas de segmentação e manipulação de fonemas, sílabas e rimas.

Os jogos com rimas são uma excelente iniciação à criação dessa consciência, por direcionar a atenção das crianças às semelhanças e diferenças entre sons das palavras.

É essencial estimular a consciência fonológica de forma lúdica para despertá-la em nossos alunos.  

Sarah Moreira Figueiredo Dabés
Professora do 1º período
Escola Bilboquê Gutierrez

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