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O processo de ensino-aprendizado

Publicado por

Maria Clara

A leitura no processo de ensino-aprendizado da escola

No processo de ensino-aprendizado da escola, ler é descobrir um novo mundo, absorvê-lo, mas, sobretudo, impregná-lo de significado próprio. A visão que se tem da criança perpassa o processo de alfabetização. Portanto, a escola que acreditamos vê a criança como sujeito com competências linguísticas e cognoscitivas, com habilidades para descobrir, aprender, conhecer; pessoas desejantes, pensantes e falantes.

Segundo Vygotsky, “o processo de ensino-aprendizado na escola deve ser construído, então, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança – num dado momento e com relação a um determinado conteúdo a ser desenvolvido – e como ponto de chegada os objetivos estabelecidos pela escola, supostamente adequados à faixa etária e ao nível de conhecimento e habilidades de cada grupo de crianças. O percurso a ser seguido nesse processo estará balizado também pelas possibilidades das crianças, isto é, pelo seu nível de desenvolvimento potencial” (Oliveira, Marta Kohl).

Quando acolhemos a criança no ambiente escolar, uma série de construções começam a ser feitas, entre todos os envolvidos, no aprendizado da leitura. Ela traz um repertório que é valorizado e habilidades e competências que são estimuladas nessa trajetória. Preditores importantes são trabalhados no dia a dia: esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação e processamento visual, discriminação e processamento auditivo, verbalização de palavras, análise/síntese, coordenação motora fina e ampla, aspectos emocionais e sociais.

Podemos dividir algumas habilidades em:

Consciência Fonológica

  • Ouvir palavras individuais;
  • Ouvir as palavras que rimam;
  • Ouvir sílabas individuais.

Consciência Fonêmica

  • Ouvir/manipular sons no começo/fim de palavras;
  • Ouvir/manipular sons no meio de palavras;
  • Ouvir quantos sons existem em uma palavra;
  • Ouvir se sons são iguais/diferentes.

Fonética

  • Conectando sons a letras escritas/combinações de letras para leitura (decodificação);
  • Conectando letras escritas a sons para orografia (codificação).

Por fim, a fluência e a compreensão da leitura estabelecem-se. O caminho para este processo de ensino-aprendizado na escola é deliciosamente longo, repleto de aventuras, idas e vindas, mãos dadas, relações, tropeços, surpresas, gargalhadas, histórias… Vale sempre entender um pouco mais de teoria para usufruir com a criança dessa trajetória tão linda!

Níblia Soares Moreira
Coordenadora Pedagógica

Escola Bilboquê Buritis

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