Nosso Blog

A valorização do professor

Publicado por

Maria Clara Lauar

Valorização do professor: quem cuida do educador?

No início do ano de 2021, enfrentávamos nosso segundo ano de pandemia num cenário difícil e com enormes desafios para os professores. Eles superaram limites que nem mesmo conheciam para fazer com que a educação online não gerasse um impacto tão grande na vida das crianças. Nessa mesma época, escutei uma frase que me tocou profundamente: “quem cuida de quem cuida das crianças?”. E, para chegarmos à reposta, é preciso discutir, institucionalmente, a valorização do professor.

Quer saber mais? Continue a leitura.

Valorização do professor nas escolas

O trabalho na escola é cheio de surpresas e muitas alegrias, mas vem acompanhado de um grande comprometimento com cada família e aluno. Logo, os professores precisam de muita flexibilidade e criatividade para lidar com as diversas situações que surgem no dia a dia escolar, exigindo um grande esforço físico e mental.

valorização do professor

É uma profissão que demanda muito amor e dedicação, mas, mesmo com muita paixão pelo ofício, não podemos descartar a possibilidade de um esgotamento emocional e físico gerado pela responsabilidade de lidar com a formação de uma criança. Por isso, o cuidado com os professores deve começar, primeiramente, em nosso posicionamento frente à educação.

Atualmente, você considera que a educação é fundamental para construção de uma sociedade mais humana e justa? Se a resposta for afirmativa, então você deve sempre se lembrar de que o professor é a peça fundamental deste processo.

Veja também: formação continuada para professores

O professor no centro da discussão.

Por fim, além da valorização do professor, temos outras formas de cuidado. Precisamos proporcionar, na escola, um ambiente que possibilite a voz ativa, a autonomia e o reconhecimento, além de suas capacidades técnicas. Afinal, o professor é um sujeito que traz consigo uma história de vida e que experimenta diferentes sentimentos no seu ambiente de trabalho. Portanto, como lidamos com a criança, escutar o educador e dar abertura para sua fala faz parte da acolhida. “Quem cuida de quem cuida das crianças?”.

Em resumo, esse papel é de todos nós.

Siga a Bilboquê.

Larissa Assis
Psicóloga Escolar

Escola Bilboquê Vila da Serra

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.