Nós, educadores da escola Bilboquê, estimulamos diariamente as múltiplas linguagens da criança (musical, verbal, escrita, pictórica, artes plásticas visuais, linguagem corporal, matemática etc.), observadas e atendidas em sua individualidade. Para tanto, a estética e a arquitetura das escolas (Gutierrez, Buritis e Vila da Serra) são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento a partir de uma estrutura que permite a conexão das crianças entre si, entre os ambientes e com a área externa. Os profissionais da escola criam ambientes e espaços provocativos para que a criança, por si só, se sinta atraída para observar, brincar, interagir e socializar-se.
Na Educação Infantil, priorizamos o corpo, atividades ligadas ao movimento, à comunicação verbal e à não-verbal (gestos e expressões), ao desenvolvimento do pensamento lógico, com o auxílio de discussões em rodas de conversas e pesquisas “in loco”, sempre tendo como meta a aprendizagem em desenvolvimento com as múltiplas linguagens da criança, de uma forma lúdica e envolvente.
Essa maneira diferente de aprender requer da equipe pedagógica e dos professores um constante estudo, com a intencionalidade de provocar nas crianças o interesse pelo seu entorno e pelos campos de experiências: rodas de conversas, linguagens artísticas e expressivas, jogos e brincadeiras, experiências e vivências, pesquisas online e descobertas, em tempo real, por meio dos sentidos. As crianças se tornam protagonistas de seu aprendizado. Isso faz toda a diferença!
A equipe pedagógica parte do pressuposto de que a mente da criança é multidisciplinar e observá-la em sua maneira de aprender é incentivá-la na apropriação de conhecimentos. Nossos ambientes, como o Espaço gourmet, Biblioteca, Espaço lúdico e Sala de multimeios, estimulam a construção de diversas possibilidades, contribuindo para diferentes descobertas sensoriais.
Além de todo esse envolvimento, as aulas especializadas contribuem para um ensino inovador e holístico, que se complementam entre si. Portanto, os nossos projetos são pensados e estudados pela equipe multidisciplinar (pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionista) para atender as crianças em suas especificidades. Procuramos integrar todas as áreas do conhecimento para aprofundar e despertar o potencial de cada criança. Assim, são observados e estimulados os aspectos emocionais, relacionais, físicos e intelectuais. Esse é o nosso compromisso com a infância.
Maria Helena Lapa Dani
Assessora pedagógica
Escola Bilboquê