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construtivismo como ferramenta

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verticis

Construtivismo superando os desafios da educação de qualidade

O construtivismo é uma opção para solucionar problemas frequentes na forma de educação. Afinal, pensar novas formas e formatos nos ajuda a evoluir e construir coisas novas.

Sendo assim, uma linguagem de educação que prima pela qualidade deve, prioritariamente, focar o ensino para a investigação, reflexão, compreensão e por fim aprendizado.

Pesquisas sobre métodos de ensino que propõem o excesso de atividades escolares revelam os diversos transtornos que comprometem a concentração. Além do aprendizado dos alunos, tornando-os, no mínimo, agressivos e irritado.

Conheça agora mais sobre o construtivismo! Continue a leitura.

O que é construtivismo?

Segundo Gardner (autor de Inteligências Múltiplas: Teoria, na Prática, publicado em 1993), “… a educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano”. Nas escolas construtivistas, a prática pedagógica tem um fazer que enfatiza a importância do desenvolvendo do pensamento reflexivo para a aprendizagem.

Dessa forma, contrariando a metodologia que exercita com a excessiva carga de atividades escolares, na busca pela reprodução e memorização. Ao contrário, o construtivismo propõe questionamentos, análises das hipóteses e constantes interações com os grupos de estudos.

Assim, a formação continuada dos docentes e os cursos de capacitação do trabalho educativo no construtivismo acontecem simultaneamente durante todo o processo de aprendizagem.

Sendo o maior objetivo promover aos alunos o desenvolvimento efetivo da capacidade de compreensão dos conceitos e conteúdos trabalhados na escola.

Como o construtivismo funciona na prática?

De início, é preciso observar que não se trata de mais um método de aprendizagem. É uma conceituação sobre a construção do conhecimento a partir do pensamento.

Sendo assim, é a Proposta que permite orientar, reestruturar e reorganizar. Assim, feita p tempo todo em que há interação com o objeto de estudo, em função daquilo que realmente importa. Ou seja, o aprendizado da habilidade de mostrar o conhecimento e o conceito que busca soluções apropriadas em novas situações da vida.

“Como devo ensinar para que o aluno aprenda de forma significativa, a fim de desenvolver um conhecimento mais produtivo?”

Ademais, cada vez que respondermos a esta questão, estaremos refletindo, também, sobre a nossa própria proposta de trabalho em sala de aula.

Aliado à nossa postura docente, sabemos que devemos ter em vista os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A partir dele, verificar o que é preciso ser ensinado, baseado nas disciplinas e temas transversais.

Contudo, é preciso levar em conta as experiências, os interesses, as paixões da sala de aula e o contexto histórico de cada aluno.

Desenvolver o pensamento infantil

Essa prática pressupõe a construção de uma compreensão significativo. Desenvolvendo o pensamento mais complexo, que permite ao aluno resolver problemas de maneira flexível e criar produtos e soluções para sua cultura.

Por fim, avaliamos que o desempenho que os alunos demonstram ao construírem o próprio conhecimento, leva-os à reflexão constante de seu aprendizado.

Concluímos, que no futuro eles sejam plenamente capazes de refletir sobre o seu saber, o seu fazer e o seu viver em sociedade. Se tornando cidadãos autônomos em todos os aspectos.

Carla Christina Manoel Codognotto – Pedagoga e Psicopedagoga

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