Nosso Blog

Ouvir e contar histórias

Publicado por

Maria Clara

Ouvir e contar histórias

“Contar e ouvir histórias possibilitam o resgate e a preservação da memória, o compartilhamento do conhecimento, da cultura e da arte”. Parafraseando Rita de Cássia Alves Lopes dos Santos, professora de Ensino Fundamental II e Médio na rede municipal de ensino de São Paulo, podemos dizer que, no contexto infantil, ouvir e contar histórias aproximam as crianças do universo da leitura e da escrita, amplia o vocabulário, desperta a curiosidade e estimula a criatividade!

Por meio das histórias, elas podem associar experiências, aprender a lidar com os sentimentos e as emoções, expressar pensamentos e opiniões. Além disso, elas  podem vivenciar o imaginário e, ao mesmo tempo, se ver na ação dos personagens, o que colabora para a construção da sua própria identidade.

Para os momentos de história, faz-se necessário criar um ambiente agradável e levar em consideração o prazer que o enredo oferece. Para o sucesso da atuação na arte de contar, é preciso apreciar, ouvir e observar; criar um repertório; apropriar-se da história, ter clareza da intenção, refletir sobre a história escolhida e sobre a maneira de como será contada; planejar; interagir com o espectador e praticar, pois somente assim é possível aprimorar as habilidades.

As histórias promovem conexão e criam memórias afetivas. Fortalecem mente e coração. Encantam e são também um forte elemento para a reflexão.

Nós contamos muitas histórias! E vocês?

Alessandra Saraiva
Coordenadora Pedagógica