Proposta Pedagógica

Após vários estudos, a Escola Bilboquê optou por uma proposta inovadora de educação. A partir de novas formas de aprendizagens, buscamos contribuir para a formação de pessoas criativas, descobridoras, capazes de pensar a realidade em que vivem e transformá-la. Para isso, a liberdade de pensamento e a autonomia são determinantes para a construção de valores sociais e morais.

Nosso processo escolar é fundamentado em várias teorias, inspirações educacionais e propostas pedagógicas ancoradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Bilboquê acredita que os eixos estruturantes (brincadeiras e interações) são fundamentais para a sua proposta educacional e auxiliam a criança a atravessar os diversos estágios evolutivos da aprendizagem oportunizando a investigação e a descoberta, incentivando-a a vivenciar, experimentar, criar, cooperar e a divertir-se, construindo e transformando suas experiências.

Crianças

Aqui, a criança é convidada a “reinventar” o mundo. Elas são os principais agentes de seu aprendizado, são os protagonistas de todo o processo de desenvolvimento. Por isso, é tão importante provocar situações desafiadoras que tiram a criança da zona de conforto, levando-a a criar hipóteses e a levantar ideias. Respeita-se, assim, o nível de desenvolvimento na infância em cada etapa evolutiva. Os ambientes de salas e espaços pedagógicos são pensados como contextos de aprendizagem para provocá-las em sua necessidade de brincar e interagir.

Crianças
Professor

Professor (a)

Temos a convicção de que a educação transforma vidas. É visível que o papel do professor vai muito além da simples transmissão de conhecimentos. Ele deve atuar de maneira dialógica, propondo ações, intervenções e contextos de aprendizagens, para que a criança possa vivenciar, experimentar, observar, criar e aprender. Além disso, deve conquistar sua autonomia, adquirir conhecimentos e construir seu pensamento para agir de forma atuante. Por isso, somos levados a refletir sobre as ações do dia a dia e a pensar sempre sobre o que é possível transformar e aperfeiçoar. Uma nova postura surge no momento em que a criança é vista, ouvida e acolhida com carinho e qualidade.

Equipe de Apoio

Os profissionais especializados na área educacional, juntamente com os setores de psicologia e fonoaudiologia, acolhem as famílias em suas demandas, contribuindo e promovendo aprendizagens na comunidade escolar. A equipe de apoio, cada um com sua especificidade, se dedica ao atendimento e ao crescimento de alunos, famílias, professores e funcionários.

Equipe de Apoio
Gestoras

Gestoras

A Escola Bilboquê é representada por duas gestoras: Maria Claret Lamounier Elias – Gestora Pedagógica e Maria Cristina Lamounier, Gestora Administrativa, Financeira e de RH. Unidas por um ideal, fundaram a escola em 1992. A intenção das sócias proprietárias foi criar uma escola que atendesse as demandas das famílias. Assim surgiu a Bilboquê, um espaço criativo com o propósito de cuidar e oferecer um aprendizado de qualidade.

Proposta Curricular

Educação Infantil

As interações e brincadeiras re-significam os campos de experiências propostos pela BNCC. Na Bilboquê as crianças se conhecem e, por meio das vivências e experiências, aprendem a trabalhar coletivamente, colocando-se no lugar do outro.

O corpo fala por meio de gestos e movimentos, onde a criança explora todos os espaços para correr, pular, subir e descobrir as possibilidades do seu corpo. Pensar e imaginar e uma característica da criança. Aqui, damos voz a cada uma delas, possibilitando o diálogo por meio da escuta e da fala. Traços, sons, cores e formas surgem quando as crianças vivenciam e experimentam diferentes materiais, criando e construindo novas maneiras de se expressarem.

Os espaços são articulados por meio de vivências quantitativas, observando tempos, criando relações e transformações entre si. Para que isso ocorra, as crianças participam de todas as experiências educativas, das decisões e formulações dos combinados do grupo, responsabilizando-se por eles. As crianças são estimuladas na participação dos projetos a serem desenvolvidos, além do compromisso com a colaboração e a parceria em todas as etapas.

As experiências são fundamentadas nos direitos de aprendizagem, com temas significativos que provoquem a participação ativa das crianças, tornando-as questionadoras, independentes e criativas.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental estabelece-se as seguintes intenções pedagógicas:

 

  • Princípios éticos de autonomia, de direitos e deveres, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum;
  • Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais;
  • Práticas que reconheçam o comportamento humano, estimulando a curiosidade, o espírito inventivo, a disciplina e o registro de experiências e descobertas.

A proposta curricular é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas. Para garantir o percurso de aprendizagem contínuo, como a divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas, a organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento previstas pela BNCC: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental. Na Bilboquê, incluímos também no currículo do Ensino Fundamental, Língua Inglesa, Informática, Ética e cidadania

Parceiros da Educação

A parceria é fundamental na educação. As empresas parceiras nos auxiliam na promoção de novos conhecimentos e experiências em prol da criança.

Fonoaudiologia

A equipe de fonoaudiologia da Bilboquê previne e acompanha constantemente as crianças. A escola conta com esse setor que além de realizar a triagem de casos específicos, promove ações e projetos em parceria com professoras e equipe de apoio.

Capoeira infantil

Com uma metodologia especialmente criada para atender as crianças desde a primeira infância, a Capoeira propõe uma experimentação lúdica e prazerosa. Sua prática é capaz de promover o relacionamento interpessoal, a auto-estima e a autoconfiança, sendo também, um instrumento de desinibição e disciplina.

A parceria da Bilboquê com a equipe do projeto Capoeirança do Mestre Fuinha se iniciou em 2004 e as aulas são oferecidas na opção extra-curricular.

KLMinas

A KL Minas Escola de Esportes oferece aulas de Iniciação Esportiva, Ballet; Futsal, Judô e Yoga. Há 8 anos em parceria com a Escola Bilboquê, as aulas são realizadas após o horário escolar.

Suas atividades buscam otimizar aspectos como postura, flexibilidade, respiração, equilíbrio, noção espacial, tônus muscular, consciência corporal, ritmo, coordenação motora, criatividade, desenvolvimento de linguagem corporal, desenvolvimento motor, foco e aumento do contato com outras culturas.

Horário Integral

A Bilboquê incrementou ainda mais o horário integral. Os pais que optam por estender o horário escolar, contam com uma escola com mais opções. Além de desfrutar de toda a infraestrutura das escolas da Bilboquê, as turmas são organizadas de acordo com a faixa etária e as demandas das famílias. Veja a seguir algumas das propostas do nosso Integral, que inclui aulas de xadrez para alunos do Ensino Fundamental.

Oficinas Diversificadas

As Oficinas Diversificadas vão desde a culinária às artes plásticas. As crianças terão a oportunidade de preparar alimentos a partir de receitas saborosas, nutritivas e especiais. As oficinas de arte darão a liberdade de criar, a partir de diversas explorações de materiais, percepção de texturas, cores e formas com a utilização e conhecimento de diferentes técnicas e suportes. Ocasionalmente, profissionais de diversas áreas do conhecimento são convidados para ministrar oficinas especiais como Xadrez para o Ensino Fundamental.

As atividades buscam ampliar o repertório do movimento das crianças. Seja por meio da Educação Física, Escola de Circo, Capoeira (a partir do mat. 3), seja com a iniciação à robótica (períodos e fundamental), o intuito é proporcionar a descoberta e a ampliação das possibilidades corporais e cognitivas.

Hábitos do Cotidiano

Além do almoço e outras refeições balanceadas, durante o horário integral, os pequenos ainda contam com o banho e um momento especial para o soninho. Hábitos de higiene como escovação de dentes também é devidamente trabalhado.

Oficinas de aprendizagens

As crianças do turno integral contarão com acompanhamento pedagógico especial. Profissionais da escola auxiliam nas atividades do ‘para casa’, em um espaço e horário reservado para atendê-los. A Bilboquê busca criar um tempo integral que seja mais do que uma simples continuidade de tudo que já é vivenciado no horário de aula regular. O que se pretende é oferecer algo novo e diferenciado às crianças e suas famílias. A Bilboquê está investindo ainda mais na capacitação da equipe responsável pelo horário integral. Coordenadores, professores e estagiários passam por um processo continuado de formação em diferentes áreas.