Nosso Blog

Publicado por

Maria Clara

Transformando a alimentação em alegria!

A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico, apreender a realidade e a se descobrir, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo. Ela é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento das crianças, incentiva a interação entre elas com os pais.

E por que não tornar o momento de se alimentar algo divertido, atrativo e que trabalhe com todos os sentidos? Brincar com os alimentos fortalece a relação dos pequenos com a comida. Legumes, verduras e frutas desconhecidos e ou muitas vezes temidos, tornam-se objetos de exploração e de curiosidade. Seguem algumas dicas para tornar o momento da refeição mais divertido:

Crie um ambiente lúdico para as crianças fazerem sua refeição

Facilmente você consegue deixar o local das refeições mais alegre e atrativo. Invista em mesas e tapetes coloridos, com formatos diferentes. Usar pratos, talheres e copos divertidos também é uma boa opção.

Faça comidas com formatos divertidos – “Fun Food”

Fazer comidas diferentes e divertidas pode tornar o momento da refeição ainda mais prazeroso. Quando apresentamos às crianças pratos mais coloridos evitamos a monotonia, como o sanduíche de joaninha. Use a imaginação!

Inclua as crianças em todas as etapas – compra dos alimentos, cardápio, preparo dos pratos e arrumação antes e após as refeições

Com um pouco de planejamento e paciência as crianças podem e devem participar das atividades relacionadas à alimentação. Levá-las ao sacolão, feira, supermercado desperta o interesse e traz muito aprendizado. Para as crianças tudo pode ser lúdico, inclusive preparar uma deliciosa refeição. Quanto maior o envolvimento, mais as crianças se alimentam de forma satisfatória.

Que tal colocar algumas dessas dicas em prática e tornar a alimentação das crianças em casa ainda melhor e mais divertida?

Júlia Ferreira de Rosa Sousa

Nutricionista – CRN9 14378