6 Práticas de Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

Nas instituições de Educação Infantil, as crianças adquirem conhecimento impulsionadas pelo vasto estímulo externo que recebem em relação às práticas de alfabetização e letramento. Os livros, os nomes próprios, os nomes dos colegas, as placas e as propagandas desempenham um papel fundamental ao despertar e incentivar os pequenos a mergulharem, desde cedo, na leitura e na escrita.

Assim, esses estímulos são essenciais para as práticas de alfabetização e letramento, já que a criança começa a “ler” desde tenra idade. Sua primeira leitura, portanto, é a interpretação do mundo à sua volta. A primeira forma de escrita se manifesta por meio das brincadeiras, na organização do seu espaço e dos brinquedos, para só então progredir para o desenho e o registro gráfico.

Por isso, cabe à escola dar sequência ao processo. Além disso, os professores devem oferecer um ambiente propício para a expressão da criança por meio dos jogos e brincadeiras. É crucial que ela observe, experimente, crie e se confronte. Tudo isso até descobrir o significado das letras e sua função, encontrando prazer na construção da própria escrita.

Práticas de alfabetização e letramento

Este processo demanda paciência, serenidade e muita observação por parte do professor. Afinal de contas, é papel do profissional observar atentamente o interesse da criança em copiar ou brincar com as letras e perceber quando essa atividade se transforma em uma necessidade interna de compreensão dos símbolos gráficos. A partir daí, o professor pode oferecer os estímulos e desafios necessários para o avanço no processo de construção da base alfabética e das práticas de alfabetização e letramento.

Sendo assim, as práticas de alfabetização e letramento na Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças.

Práticas de alfabetização e letramento

Como trabalhar o letramento no processo de alfabetização?

Aqui estão 6 práticas de alfabetização e letramento importantes e que podem ser implementadas:

  1. Contação de histórias: Contar histórias é uma maneira eficaz de introduzir as crianças ao mundo da linguagem escrita e estimular a imaginação e a criatividade;
  2. Jogos e brincadeiras com letras e palavras: Jogos como bingo do nome e bingo das letras ajudam as crianças a se familiarizarem com o alfabeto, associar letras a sons e entender a estrutura das palavras;
  3. Escrita livre e ditado de histórias: Permitir que as crianças escrevam livremente, mesmo que inicialmente seja apenas rabiscos ou letras aleatórias, é uma forma de incentivá-las a experimentar a escrita;
  4. Exploração de livros e materiais escritos: Disponibilizar uma variedade de livros e permitir que as crianças manuseiem os exemplares. Façam perguntas sobre as histórias e expressem suas opiniões. Isso contribui para o desenvolvimento do interesse pela leitura e pela escrita;
  5. Atividades de escrita contextualizadas: Propor atividades de escrita que tenham significado para as crianças. Isso ajuda a tornar a escrita mais relevante e motivadora;
  6. Integração com outros Campos de Experiências: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, é preciso buscar oportunidades para integrar a alfabetização e letramento com outras áreas do currículo e ampliar o contexto de aprendizagem das crianças.

Práticas de alfabetização e letramento

Essas práticas devem ser adaptadas de acordo com as necessidades e interesses das crianças, garantindo um ambiente de aprendizagem rico, estimulante e significativo.

Renata Viana
Diretora Pedagógica
Escola Bilboquê Vila da Serra