O incentivo a uma alimentação saudável e equilibrada na infância é fundamental para o desenvolvimento sadio de uma criança. Além de evitar uma série de doenças, a adesão a bons hábitos alimentares oferece maior disposição para crianças em fase de crescimento.
É nos primeiros anos de vida que as preferências alimentares se desenvolvem, conforme as preferências culturais e familiares sobre os alimentos apresentados às crianças. Desse modo, o sobrepeso nos primeiros meses de vida pode ocasionar obesidade na infância e, consequentemente, esse risco aumenta com a idade.
Papel da família na alimentação infantil
As famílias possuem um papel fundamental na construção de bons hábitos alimentares. Ter essa preocupação com a alimentação saudável na infância, desde os primeiros anos de vida da criança, é um facilitador para que ela aprenda a optar pelo que é mais saudável naturalmente. No entanto, sempre é tempo de promover essa mudança em casa.
A escola é o espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e de cuidados com a saúde alimentar infantil, pois é na escola que as crianças passam boa parte do dia, seja consumindo uma refeição ou a maioria delas, quando em período integral.
Alimentação saudável na infância
Devemos evitar que as crianças tenham acesso a alimentos processados e ultra processados, ricos em conservantes, corantes e com realçadores de sabor (salgadinhos, biscoitos industrializados, sopas instantâneas, pizzas congeladas, etc.).
A indústria costuma caprichar nas embalagens dos alimentos voltados ao público infantil, com muitas cores e ilustrações ligadas ao universo da criança. Por isso é que, em casa, é importante investir nesta produção, oferecendo alimentos saudáveis de maneira divertida, como frutas em espetinho e saladas em formatos de desenho.
O envolvimento das crianças no planejamento das refeições e nas preparações de pratos é um importante estímulo para desenvolver o interesse pelo assunto. O exemplo é uma das principais formas de incentivo. Ofereça alimentos saudáveis e, sempre que possível, realize as refeições em conjunto, demonstrando concretamente que os pais também se alimentam de forma saudável.
Kelme Fernandes
Nutricionista
Escola Bilboquê