A evolução da Educação Infantil no Brasil foi marcada pelo caráter assistencial, onde as necessidades das crianças de 0 a 6 anos se limitavam apenas a cuidados básicos. Desse modo, descartando a aprendizagem ou deixando-a em segundo plano.
Apesar disso, essa ideia vem mudando cada vez mais e podemos perceber que a importância dessa etapa vai muito além de cuidados, sendo possível já identificar um crescente número de estudos e evidências da aprendizagem como ponto fundamental na evolução da educação infantil.
Vamos apresentar mais sobre esse tema agora. Aproveite a leitura.
A evolução da educação infantil.
Após o surgimento de documentos e leis importantes como a 1ª Constituição Federal de 1988, a Educação para a infância vem sendo estudada. Levando como prioridade a consideração da criança com direitos e deveres. Sendo assim, que se relaciona nas interações e brincadeiras para a aquisição da aprendizagem.
Muitos são os autores e pesquisadores da infância que acreditam e defendem o ensino para a criança de 0 a 6 anos. Sendo assim, a criança, com intervenções do professor, será exposta a situações, atividades e experiências que vão proporcionar o aproveitamento máximo de desenvolvimento das habilidades e das aprendizagens essenciais para os anos que se seguem.
Ensino infantil é fonte de desenvolvimento essencial
Por fim, o ensino infantil é então uma importante fonte de desenvolvimento essencial para as etapas da infância. Atualmente, observamos uma grande adesão e crescente interesse de pais em matricular seus filhos na escola em busca de uma educação especializada e de qualidade que prepare melhor essa criança para a vida.
Sendo assim, o mundo contemporâneo exige que a criança tenha uma convivência social. Portanto, nada melhor do que um espaço escolar onde uma base educacional tenha como aliados o ensino e o cuidado, o que possibilitará o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e culturais.
Dessa maneira, a educação de crianças de 0 a 6 anos vem ganhando cada vez mais atenção e destaque, principalmente, após a BNCC. Acreditamos que a evolução da educação infantil requer muito dos professores dessa etapa, profissionais capacitados e competentes para fazer com que haja um aproveitamento pleno das habilidades e das aprendizagens nessa primeira infância.
Larissa Assis
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Vila da Serra