A fonoaudiologia educacional na escola infantil

Na construção de sua história, a Fonoaudiologia estabelece de maneira crescente um vínculo estreito com a área educacional, atribuindo visibilidade à prevenção de alterações relacionadas à audição, à linguagem, à motricidade oral e voz e à otimização do processo de ensino e aprendizagem. O desafio da fonoaudiologia educacional na escola infantil é, portanto, colaborar, por meio do seu conhecimento, com os processos relacionados à aquisição da leitura e da escrita, da linguagem oral, da voz e da audição.

As ações do fonoaudiólogo podem, de maneira reduzida, ser citadas abaixo:

  • Identificar as demandas da equipe escolar, dos familiares e dos alunos, por análise individual ou coletiva;
  • Elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo integrando ações preventivas;
  • Propor atividades de formação continuada para a equipe escolar;
  • Colaborar na adaptação dos espaços escolares e dos recursos pedagógicos no que se refere às situações de comunicação e de aprendizagem;
  • Otimizar o processo de alfabetização e de letramento, destacando as interrelações dos processos de linguagem, audição, fala, leitura e escrita;
  • Intermediar o diálogo entre famílias e/ou responsáveis referentes às necessidades da criança na área de fonoaudiologia, acompanhando-a na escola em parceria com profissionais que fazem o atendimento externo;
  • Monitorar as ações implementadas por meio de instrumentos quantitativos ou qualitativos de avaliação;
  • Desenvolver projetos que visem a minimizar os hábitos deletérios.

A escola, em parceria com os docentes e a equipe (Coordenação pedagógica/Psicologia/Professores), promove, junto ao setor de fonoaudiologia, a prevenção e a melhoria na comunicação, contribuindo para a formação na leitura e na escrita.

Camila Maciel de Rezende e Ludmila Oliveira Coelho
Equipe de Fonoaudiologia

Escola Bilboquê