Quando eu era criança, minha mãe fez uma coisa incrível por mim. Na época, poderia parecer mais uma tarefa chata, mas fui aprender inglês em uma escola de idiomas aos 4 anos. A língua era obrigatória na minha casa, já que minha mãe era professora de inglês. E digo que foi incrível, pois aprender inglês me transformou de diversas maneiras.
Meu cérebro se desenvolveu muito mais e melhorei minha capacidade de aprendizado, de executar múltiplas tarefas em simultâneo, e, o mais importante de tudo, virei uma cidadã do mundo. O inglês abriu inúmeras portas em minha vida e continua me transformando até hoje.
Aprender inglês como segunda língua melhora o cérebro.
Pesquisas recentes sugerem que falar uma segunda língua pode ter efeito profundo no modo como pensamos. O aprimoramento cognitivo é apenas o primeiro passo. Lembranças, valores e até a personalidade podem mudar. É quase como se o cérebro bilíngue abrigasse duas mentes independentes; incrível não? Pois é assim que o bilinguismo me fez sentir.
Ser bilíngue é um diferencial.
Continuo levando para frente os ensinamentos da minha mãe. Hoje, faço o mesmo por minha filha, pois ela também é bilíngue. Além disso, eu levo todo o meu conhecimento para dentro da escola. Estudei muito sobre o assunto quando resolvi criar uma criança em uma segunda língua no Brasil. Desafiador? Sim, mas ver os resultados desde cedo é impressionante.
Eu ficava intrigada quando viajava e via crianças falando diversas línguas com tanta facilidade em países europeus. E pensava: por que não podemos fazer isso aqui também? E sabe do que mais? YES, WE CAN!
Então, por que não começar agora a jornada de seus filhos rumo ao bilinguismo? Vamos transformar mentes e revolucionar vidas, proporcionar muito mais que oportunidades acadêmicas e profissionais, vamos criar cidadãos do mundo!
Por fim, converse conosco no Instagram! Postamos novidades e mais por lá.
Renata Lamounier
Diretora de Comunicação e Especialista em Bilinguismo
Escola Bilboquê Vila da Serra