Apresentar o inglês na primeira infância ainda é uma grande incógnita para muitos pais.
As dúvidas logo surgem ao pensar em matricular um filho na escola que pratique o ensino de uma segunda língua. Mas, afinal, vale mesmo à pena incentivar a aprendizagem do inglês na primeira infância ou um novo idioma pode atrasar o aprendizado?
Inglês na primeira infância
Estudar inglês na educação infantil faz com que a criança, além da aquisição de um novo idioma junto ao português, desenvolva outras capacidades com muito mais agilidade.
O estímulo a outra língua ajuda nas funções cognitivas dos bebês e das crianças, o que é muito positivo para o aproveitamento de outras áreas do desenvolvimento. Portanto, quanto mais cedo o cérebro aprende a se exercitar, mais rápido ele se desenvolve em outros aspectos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Concordia University no Canadá, comprovou-se que as crianças bilíngues desfrutam de mais benefícios cognitivos e facilidade em resolver conflitos.
Ademais, foi também comprovado que, até os 18 anos, a capacidade de aprender um novo idioma é maior, sendo ainda mais aflorada entre 2 e 4 anos.
Veja também: O desenvolvimento da moralidade infantil – Bilboque
Educação infantil e o inglês
A educação infantil é a primeira vivência educacional e é um momento de muita importância para o desenvolvimento global dos pequenos. Assim, a escola desempenha um papel essencial no estímulo de uma nova língua.
Por isso, a aprendizagem do inglês na primeira infância, ou a outro idioma, desde os primeiros anos, contribui de forma significativa para criarmos cidadãos do mundo.
Por fim, acredito que a educação bilíngue ultrapassa fronteiras, enriquece o conhecimento, clareie a visão e abra um mundo de possibilidades para as crianças.
Curtiu nosso texto? Confira mais dicas e novidades no nosso insta!
Renata Lamounier
Diretora de Comunicação e Especialista em Bilinguismo
Escola Bilboquê Vila da Serra