Nós, educadores da escola Bilboquê, estimulamos diariamente as múltiplas linguagens da criança (musical, verbal, escrita, pictórica, artes plásticas, visuais, linguagem corporal, matemática, etc.). Além disso, elas são observadas e atendidas em sua individualidade.
Para tanto, a estética e a arquitetura das escolas (Gutierrez, Buritis e Vila da Serra) são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento. A partir de uma estrutura que permite a conexão das crianças entre si, entre os ambientes e com a área externa.
Os profissionais da escola criam ambientes e espaços provocativos. Para que a criança por si só, se sinta atraída para observar, brincar, interagir e socializar-se.
As múltiplas linguagens da criança
Na Educação Infantil, priorizamos o corpo, atividades ligadas ao movimento, à comunicação verbal e a não-verbal (gestos e expressões) e ao desenvolvimento do pensamento lógico. Isso com o auxílio de discussões em rodas de conversas e pesquisas “in loco”. Dessa forma, sempre tendo como meta a aprendizagem em desenvolvimento com as múltiplas linguagens da criança, de uma forma lúdica e envolvente.
Dessa forma, essa maneira diferente de aprender requer da equipe pedagógica e dos professores um constante estudo. Com a intencionalidade de provocar nas crianças o interesse pelo seu entorno e pelos campos de experiências: rodas de conversas, linguagens artísticas e expressivas, jogos e brincadeiras, experiências e vivências, pesquisas online e descobertas, em tempo real, por meio dos sentidos.
As crianças se tornam protagonistas de seu aprendizado. Isso faz toda a diferença!
Acompanhamento pedagógico
A equipe pedagógica parte do pressuposto de que a mente da criança é multidisciplinar e observá-la em sua maneira de aprender é incentivá-la na apropriação de conhecimentos. Sendo assim, nossos ambientes, como o Espaço gourmet, biblioteca, espaço lúdico e sala de multimeios, estimulam a construção de diversas possibilidades, contribuindo para diferentes descobertas sensoriais.
Além de todo esse envolvimento, as aulas especializadas contribuem para um ensino inovador e holístico, que se complementam entre si.
Portanto, os nossos projetos são pensados e estudados pela equipe multidisciplinar (pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionista) para atender as crianças em suas especificidades. Procuramos integrar todas as áreas do conhecimento para aprofundar e despertar o potencial de cada criança.
Assim, são observados e estimulados os aspectos emocionais, relacionais, físicos e intelectuais. Esse é o nosso compromisso com a infância.
Maria Helena Lapa Dani
Assessora pedagógica
Escola Bilboquê