Você já pensou em como é feita uma avaliação psicológica escolar? O enfoque da equipe de psicologia na escola foi construído a partir das demandas e dos cuidados em oferecer às nossas crianças e suas famílias um atendimento individualizado.
Ou seja, integrado, multiprofissional e que coloque a criança como protagonista de seu aprendizado e as famílias como parceiras.
Veja agora como promover a avaliação psicológica escolar. Bora lá!
O que é a Avaliação Psicológica Escolar?
Entendemos que a avaliação permeia vários processos e que deve ser uma prática diária. Portanto, funciona como norteadora das intervenções na aprendizagem da criança.
Sendo assim, por meio de observações no contexto escolar e diálogos com as famílias, professores e alunos, o psicólogo escolar consegue intervir. Desse modo, consegue mediar e orientar a comunidade escolar com relação às necessidades específicas de cada criança, de acordo com sua realidade biopsicossocial.
Como é feita a avaliação psicológica escolar?
Em suma, a avaliação exige observações das vivências e de experiências de cada criança:
- Como ela se comunica?
- Como lida com o desfralde?
- Interessa-se pelos brinquedos?
- Pelos amigos? Pelos sons?
- Como reage diante dos combinados e dos limites impostos pela professora?
- Expressa afeto?
- Raiva? Dor? Tristeza? Frustração?
- Indiferença? Alegria?
Para então, nos perguntarmos como, em quais situações, a frequência. Além de entender como se movimenta pela escola e se participa das atividades da sala.
Mais estrutura socioemocional para as crianças.
Basicamente, a avaliação psicológica escolar é realizada com a intenção de acompanhar a criança em sua estrutura socioemocional em parceria com o seu aprendizado.
Sendo assim, em quaisquer dificuldades apresentadas, a equipe de psicologia e de pedagogia são acionados para poderem promover a observação. Além disso, promove-se a escuta, o diálogo e as trocas. Após isso, intervirem para o sucesso da criança.
O Papel do Psicólogo Escolar
O papel do psicólogo escolar é auxiliar e apontar novos caminhos possíveis para favorecer o desenvolvimento da criança. Tendo sempre como comparativo ela mesma. Afinal, cada sujeito tem seu tempo e modo único de se desenvolver.
Dessa forma, avaliar um aluno é entender todo o contexto no qual ele está inserido. Buscando, junto à família, oferecer a essa criança meios de se expressar. Dessa forma, ela poderá desenvolver sua autoestima, bem como reconhecer suas dificuldades e enfrentá-las.
Por fim, quando julgarmos necessário o acompanhamento externo, orientaremos os pais e, em parceria, juntos a esses profissionais, alinharemos as práticas em prol do desenvolvimento das crianças.
Flávia Cristina de Souza Vieira
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Gutierrez