O envolvimento das famílias no ambiente e nos processos da escola proporciona segurança às crianças, pois faz com que elas se sintam acolhidas e encorajadas. Estabelecer estratégias para aproximar as famílias da escola, assim como promover ações que garantam a participação delas, é um dever das instituições. Sendo assim, como aproximar as famílias da escola?
A aproximação das famílias com a escola tem como objetivo o desenvolvimento das crianças, mas, também, o fortalecimento do elo de conexão, confiança e respeito entre todos. É claro que os desafios são inerentes, os questionamentos são presentes e devem acontecer, pois as instituições de ensino são ambientes de ação, reflexão e ação. Mas, enquanto os processos são estabelecidos, deve haver espaço para flexibilidade e planejamento de novas ações.
Por isso, confira 5 estratégias para aproximar as famílias da escola:
Encontros no espaço escolar
Promova encontros no espaço escolar para estabelecer diálogos acerca dos marcos do desenvolvimento, em cada fase etária, esclarecendo como a condução é feita no dia a dia. Para o acontecimento destes encontros, a escola pode utilizar os profissionais que compõem a própria equipe (coordenadoras, psicólogas, fonoaudiólogas, diretores, professores, nutricionistas, etc.), visando orientações e esclarecimentos acerca de diversos assuntos, como:
- Desfralde;
- Desmame gradual;
- Fases da escrita;
- Grafismo infantil;
- Mordida;
- Linguagem oral;
- Alimentação.
Esta estratégia, além de aproximar as famílias da escola, também gera segurança na condução do processo de educar, respaldando os pais frente à escolha da instituição.
Promoção de eventos
Os eventos escolares são primordiais como forma de aproximar, fortalecer os vínculos e estreitar os laços entre toda a comunidade escolar. Eles são responsáveis por facilitar a comunicação e provocar encontros, promovendo a troca de experiências e trazendo visibilidade à escola. Assim, você pode incluir no Calendário Escolar datas como:
- Festa da Família;
- Festa Junina;
- Mostra Cultural;
- Cantata de Natal;
- Chá com os avós;
- Saraus.
Um fator importante para as definições, entretanto, é compreender a realidade e as necessidades de toda a comunidade. Os eventos devem sempre respeitar intencionalidades pedagógicas, com propósitos e justificativas.
Invista em comunicação
Mantenha as famílias informadas sobre o processo pedagógico e sobre a construção do aprendizado das crianças, dentro do ambiente institucional. Como? Invista na comunicação, por meio de:
- Divulgação de registros fotográficos das vivências internas;
- Envolvimento e participação das famílias em projetos escolares;
- Construção de relatórios;
- Reuniões individuais com a professora;
- Criação de portfólios com os registros produzidos pelas crianças;
- Aquisição de tecnologias aliadas, como aplicativos para ampliar as informações e o contato com as famílias (relatório de rotina diária, comunicados gerais da escola, troca de bilhetes entre os professores e as famílias, solicitações de atendimentos, etc.).
Reuniões coletivas
Para aproximar as famílias da escola, promova reuniões coletivas com a finalidade de esclarecimentos acerca das pretensões e inspirações da instituição. Dessa forma, elas podem estar relacionadas a:
- Mudanças e/ou investimentos estruturais físicos e curriculares;
- Auxiliar a escola na resolução de situações e problemas;
- Diálogos com profissionais especialistas que podem trazer entendimento acerca de assuntos em pauta.
Esteja presente nas redes sociais
É muito importante fazer-se presente nas redes sociais para divulgar o trabalho da escola e mantê-la em evidência. Desta maneira, as famílias se sentem parte da rotina escolar da criança. Quando divulgamos ações educativas, estamos compartilhando não só o protagonismo do discente, como compartilhando conhecimento e inspirando novas práticas.
Vamos trabalhar para aproximar as famílias da escola, valorizando a nossa jornada pedagógica enquanto educadores e gestores?
Alessandra Saraiva
Diretora Pedagógica
Escola Bilboquê Gutierrez