A cultura no aprendizado infantil é essencial e é uma ferramenta potente. Cultura é tudo aquilo que se aprende ao longo da vida, por meio da convivência e em determinado grupo social.
Sendo assim, é um patrimônio que envolve padrões de comportamentos e, se vivemos em sociedade, aprendemos o que as gerações transmitem temporalmente.
Como trabalhar a cultura no aprendizado infantil?
Para trabalhar a cultura no aprendizado infantil no contexto escolar, portanto, precisamos entender que cada categoria de sociedade cria seu próprio patrimônio cultural, o qual abrange hábitos, crenças religiosas, línguas, conhecimentos e valores.
Atualmente, vivemos em um mundo globalizado, constituído por vários tipos de manifestações culturais. Sejam elas populares, materiais, corporais, estáticas, étnicas, históricas, artísticas, musicais, brincadeiras infantis etc.
O que é a cultura que vivemos?
A família, a escola, a Igreja, a comunidade, a sociedade e a mídia exercem grande influência sobre as pessoas, o que torna a cultura plural e diversificada.
Além disso, os meios de comunicação – televisão, rádio, mídias sociais – ampliam esses conhecimentos, criando conexões de aprendizagem do estilo de vida em todas as partes do mundo.
A família é a base para dar continuidade aos valores transmitidos, mas cabe à escola um destaque acadêmico em gerar a cultura do conhecimento, da aprendizagem e de relacionamentos. Pois, é na escola que se amplia a convivência entre os pares.
Papel da escola na construção da cultura no aprendizado infantil.
A escola tem o papel e a responsabilidade de transformar as experiências cultuais em objeto de reflexão, criatividade e vivências. Além de valorizar essas experiências é expandir para além dos muros escolares o que aprendemos em casa, no bairro, na comunidade, em nossa cidade e em nosso país.
Desse modo, o envolvimento do aluno, dos professores e dos pais possibilita ampliar e valorizar a cultura do cinema, do teatro, da dança, da música, da literatura e das brincadeiras.
Dessa forma, oferecemos contato com a história musical e com ambientes adequados e bem equipados como museus, teatros e bibliotecas, para que a criança vivencie e respeite a sua própria história.
Atualmente, programar um calendário festivo, com datas comemorativas, é destituir a criança do caráter real da aprendizagem. Então, como abraçar a cultura escolar, respeitando nosso patrimônio cultural?
- Pesquisar;
- Ler para dialogar reflexivamente;
- Questionar, argumentar para novas mudanças;
- Repensar comportamentos respeitando a vida cultural de um grupo;
- Entender as culturas regionais e colocar-se no lugar do outro;
- Ampliar o conhecimento para expandir, transformar e reinventar as culturas de base;
- Quebrar padrões com respeito, resgatando conhecimentos e engajando a sociedade, incluindo os alunos, na difusão de cultura que transforma, que resgata, que agrega e humaniza o ser humano e sociedade afins.
Cultura deve ser trabalhada em casa e na escola.
Por fim, para que a cultura seja disseminada e tenha voz, os educadores precisam repensar como contextualizá-la nas escolas.
Ademais, é preciso ressignificar as experiências culturais, conduzindo os eventos em estruturas funcionais de caráter reflexivo e respeitoso. A cultura é um patrimônio nosso.
E este patrimônio precisa fazer parte da rotina escolar.
Maria Claret Lamounier Elias
Diretora pedagógica – Escola Bilboquê