Educar pelo exemplo: uma função da escola ou da família?

Este texto traz como ponto central um tema em que acredito bastante: educar pelo exemplo. Para começar, desmistificaremos dois pontos importantes sobre o “Educar”. O primeiro diz respeito à definição.

Para além do senso comum, educar é uma ação, uma atitude para promover a educação e estimular reflexões acerca de comportamentos nos âmbitos intelectual, social e ético.

Neste sentido, desmistificamos o segundo ponto: educar é função da escola ou da família?

Educar pelo exemplo? Como funciona?

Primeiramente, entendo que cabe à família orientar, formar, dar direcionamento moral e social. Já a escola, deverá despertar nos alunos o desejo de aprender e de compreender conceitos e contextos de aprendizagens utilizados na vida prática.

É importante dizer que tudo aprendido em ambas as esferas, traga marcas e consequências para toda a vida.

Educar é papel de todos!

Essa afirmação deriva do fato de que o ser humano naturalmente necessita aprender. Desse modo, aprendemos com pessoas e culturas semelhantes ou diferentes da nossa. Pode acontecer em casa, na escola, no trabalho e em outros setores aos quais temos acesso.

A partir desta perspectiva, entramos com a ideia de que a principal forma de aprender é pelo exemplo.

Ou seja, observando o outro, se o que ele fala é coerente com a forma como se comporta diante das situações. Se os pais se tratam por meio de gritos e palavras pouco cordiais. Certamente, esse modelo será reproduzido pelos filhos, mesmo que ouçam que esses comportamentos não são adequados.

Assim como não adianta pedir para os filhos guardarem o celular na hora das refeições, se o exemplo não parte dos adultos.

Papel da escola em como educar pelo exemplo?

Trazendo a discussão para o espaço escolar, o professor visto pelos alunos lendo um livro, provavelmente, obterá melhor resultado quando falar sobre a importância da leitura.

No dia a dia da escola, já ouvi muitos relatos das famílias de como as crianças, brincando em casa, imitam seus professores, seus gestos e suas palavras.

Um destes relatos que me marcou muito foi o de uma aluna no shopping, que colocou os pais e a irmã em uma fila e, de frente para eles, andando de costas e batendo as mãozinhas, ia dizendo: “isso mesmo, todo mundo na fila”.

Entretanto, nem seria preciso dizer que as pessoas em volta caíram na gargalhada. A princípio, os pais ficaram um pouco envergonhados, mas foram rendidos pelo encantamento ao ver a filha imitar a professora.

Exemplo de lideranças

Resumindo, em relação ao exemplo das lideranças, um gestor educacional organizado, que apresenta no seu dia a dia a capacidade de solucionar conflitos e se mostra cooperativo, terá uma equipe ativa e segura. 

Ademais, está comprovado que o ser humano aprende muito mais observando que ouvindo. Por isto, é necessário que cada pessoa busque diariamente se auto educar. Afinal, prestar atenção na própria conduta e nos gestos diante das situações surgidas. Isso porque, sem perceber, estamos sendo observados.

Educar pelo exemplo
Aprendemos observando exemplos.

Educar pelo exemplo causa um impacto direto nas relações com nossos familiares, alunos, colegas de trabalho e outras pessoas de forma geral.

Afinal, “as palavras movem, os exemplos arrastam”. Bons exemplos são os principais “marketings” de uma pessoa.

Por fim, seu nome e suas características são visíveis nos espaços de convivência e, uma vez que deixam marcas positivas nas pessoas que cruzam o seu caminho.

Portanto, muito provavelmente, serão sempre respeitadas e bem recebidas.

Imaculada C. Braga Campos
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Buritis