Este texto traz como ponto central um tema em que acredito bastante: educar pelo exemplo. Para começar, desmistificaremos dois pontos importantes sobre o “Educar”. O primeiro diz respeito à definição.
Para além do senso comum, educar é uma ação, uma atitude para promover a educação e estimular reflexões acerca de comportamentos nos âmbitos intelectual, social e ético.
Neste sentido, desmistificamos o segundo ponto: educar é função da escola ou da família?
Educar pelo exemplo? Como funciona?
Primeiramente, entendo que cabe à família orientar, formar, dar direcionamento moral e social. Já a escola, deverá despertar nos alunos o desejo de aprender e de compreender conceitos e contextos de aprendizagens utilizados na vida prática.
É importante dizer que tudo aprendido em ambas as esferas, traga marcas e consequências para toda a vida.
Educar é papel de todos!
Essa afirmação deriva do fato de que o ser humano naturalmente necessita aprender. Desse modo, aprendemos com pessoas e culturas semelhantes ou diferentes da nossa. Pode acontecer em casa, na escola, no trabalho e em outros setores aos quais temos acesso.
A partir desta perspectiva, entramos com a ideia de que a principal forma de aprender é pelo exemplo.
Ou seja, observando o outro, se o que ele fala é coerente com a forma como se comporta diante das situações. Se os pais se tratam por meio de gritos e palavras pouco cordiais. Certamente, esse modelo será reproduzido pelos filhos, mesmo que ouçam que esses comportamentos não são adequados.
Assim como não adianta pedir para os filhos guardarem o celular na hora das refeições, se o exemplo não parte dos adultos.
Papel da escola em como educar pelo exemplo?
Trazendo a discussão para o espaço escolar, o professor visto pelos alunos lendo um livro, provavelmente, obterá melhor resultado quando falar sobre a importância da leitura.
No dia a dia da escola, já ouvi muitos relatos das famílias de como as crianças, brincando em casa, imitam seus professores, seus gestos e suas palavras.
Um destes relatos que me marcou muito foi o de uma aluna no shopping, que colocou os pais e a irmã em uma fila e, de frente para eles, andando de costas e batendo as mãozinhas, ia dizendo: “isso mesmo, todo mundo na fila”.
Entretanto, nem seria preciso dizer que as pessoas em volta caíram na gargalhada. A princípio, os pais ficaram um pouco envergonhados, mas foram rendidos pelo encantamento ao ver a filha imitar a professora.
Exemplo de lideranças
Resumindo, em relação ao exemplo das lideranças, um gestor educacional organizado, que apresenta no seu dia a dia a capacidade de solucionar conflitos e se mostra cooperativo, terá uma equipe ativa e segura.
Ademais, está comprovado que o ser humano aprende muito mais observando que ouvindo. Por isto, é necessário que cada pessoa busque diariamente se auto educar. Afinal, prestar atenção na própria conduta e nos gestos diante das situações surgidas. Isso porque, sem perceber, estamos sendo observados.
Educar pelo exemplo causa um impacto direto nas relações com nossos familiares, alunos, colegas de trabalho e outras pessoas de forma geral.
Afinal, “as palavras movem, os exemplos arrastam”. Bons exemplos são os principais “marketings” de uma pessoa.
Por fim, seu nome e suas características são visíveis nos espaços de convivência e, uma vez que deixam marcas positivas nas pessoas que cruzam o seu caminho.
Portanto, muito provavelmente, serão sempre respeitadas e bem recebidas.
Imaculada C. Braga Campos
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Buritis