Para promover o desenvolvimento integral da criança, escola e família devem estabelecer uma relação de parceria e de confiança e estarem em concordância de que o processo educacional é de responsabilidade de ambas.
Ou seja, cada uma das partes possui um papel de atuação. Contudo, o interesse é comum em relação à criança: formação intelectual e cognitiva, segurança, bem-estar e consolidação do aprendizado para uma vida em sociedade.
Confira agora um pouco mais o assunto e aprenda a como melhorar a relação da sua família com a educação dos seus filhos.
Família e escola: o mesmo objetivo, atuações diferentes.
Estabelecer um vínculo é essencial e para construí-lo bem e fortalecê-lo, é necessário que haja um diálogo constante, integração, comunicação eficiente, compreensão e escuta ativa.
Portanto, algumas ações são específicas da família e outras da escola, mas na convergência elas se complementam e se equilibram.
O papel da escola
Sendo assim, a escola deve adotar estratégias que engajem a participação das famílias e orientações em relação aos processos adotados como: reuniões, comunicados administrativos e pedagógicos, eventos, horário de atendimentos aos pais, divulgação das práticas educacionais e ferramentas utilizadas.
Acolher, apoiar e informar as famílias!
O papel da família na educação infantil
A família, por sua vez, deve se comprometer com a vida escolar da criança, participando e se envolvendo em sua rotina pedagógica. Lembramos que a família é a base dos princípios e condutas de vida em sociedade, e a escola agrega esses valores.
Entretanto, família e escola devem atuar de maneira conjunta na formação das crianças para garantir que elas se sintam motivadas, acolhidas e fortalecidas para os desafios diários.
Família e escola juntas pela educação
Ademais, juntas, cooperam em sintonia para que as crianças alcancem o potencial educacional na aquisição de habilidades e competências.
“Quando família e escola educam com os mesmos critérios, as diferenças entre os dois ambientes se reduzem, e quem ganha é a criança” (Andrea Ramal).
Por fim, uma relação de parceria significa responsabilidades compartilhadas. Portanto, é preciso uma consciência colaborativa em um ambiente saudável para toda a comunidade escolar!
Alessandra Saraiva
Coordenadora Pedagógica
Escola Bilboquê Gutierrez