O estágio em escola particular é uma ótima oportunidade para ganhar experiências no campo da educação, principalmente quando se trata da experiência prática, pois o estágio permite que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula em situações reais.
Assim, podemos desenvolver habilidades essenciais para uma carreira educacional exitosa, como: comunicação, liderança, autonomia, trabalho em equipe, resolução de conflitos, além de aprender com profissionais mais experientes na função.
O estudante que faz estágio em escola particular cria conexões com professores e explora seu repertório em diferentes áreas da educação. Isso permite que ele identifique seus interesses e preferências, possibilitando uma escolha mais assertiva da carreira. O objetivo, portanto, é tornar os estudantes mais competitivos no mercado de trabalho, o que pode abrir portas para futuras oportunidades de emprego, até mesmo na instituição em que está sendo realizado o estágio.
Mas, afinal, quais pontos devem ser considerados na escolha da escola em que o profissional irá estagiar?
Quais pontos devem ser considerados na escolha da escola?
- Pesquise opções: Busque informações sobre escolas ou instituições que ofereçam estágios na sua área de interesse;
- Reputação: Verifique a reputação da escola e a qualidade dos programas oferecidos;
- Estrutura: Avalie as instalações e os recursos disponíveis na escola e para o apoio aos estagiários;
- Conteúdo do estágio: Verifique se o estágio oferece atividades práticas relevantes para o seu campo de estudo;
- Supervisão: Avalie se a escola oferece a supervisão adequada durante o estágio;
- Interação com os alunos e professores: Participe de eventos ou visitas à instituição de ensino para entender como acontece a interação com a comunidade acadêmica.
Por fim, não se esqueça que a escolha deve estar alinhada aos seus propósitos e interesses. Dessa forma, você garante uma performance mais engajada e comprometida, impactando positivamente a sua formação profissional e o desenvolvimento de sua carreira.
Ágatha Diniz
Auxiliar de Classe
Escola Bilboquê Buritis