5 estratégias para realizar o registro do conteúdo pedagógico

O registro do conteúdo pedagógico é uma ação essencial no ambiente escolar para acompanhar a construção da jornada e o progresso dos alunos. O registro atua, também, como uma forma de se estabelecer novas estratégias que visam a identificação e a busca por melhorias da prática. Assim, é importante observar, registrar, organizar, arquivar e refletir, para que este processo tenha sempre caráter de continuidade.

Como acontece o registro de conteúdo na Escola Bilboquê?

O registro do conteúdo pedagógico na Escola Bilboquê segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). De acordo com o documento, “as instituições de educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças”.

Compreende-se, portanto, que o registro pedagógico é uma condição necessária para a condução e a revisão da prática educativa bem como uma forma de se evidenciar, às famílias e gestores, o desenvolvimento apresentado pelos alunos.

Como o professor participa do dia a dia dos alunos, ele poderá prever quais ações irão contribuir para o alcance dos objetivos. Sendo assim, seu olhar é de extrema importância, pois é partir dele que se permitirá organizar as atividades, os materiais, as formas de execução, fazer os agrupamentos e realizar o processo de avaliação para entender o contexto e a efetividade da aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito que aprende.

Mas não para por aí. A instituição também se apoia em alguns instrumentos para que haja um alinhamento entre os profissionais. Conheça, a seguir, 5 estratégias utilizadas na Escola Bilboquê para realizar o registro do conteúdo pedagógico.

1- Diário de Campo ou Bordo

A primeira estratégia para realizar o registro do conteúdo pedagógico é uma ferramenta para documentar os acontecimentos do cotidiano. Isso inclui sentimentos, preocupações, frustrações, conquistas, realizações, as atitudes dos alunos e as propostas de ações. Dessa maneira, o Diário de Campo (ou de Bordo) auxilia muito os professores no momento de elaborar a ficha descritiva para o processo avaliativo e as Tutorias Individuais (momento de participação familiar).

Além disso, para registrar as experiências pessoais e as observações diárias dos alunos, o professor anota a data, o horário, o local e a vivência proposta. E, para finalizar, realiza também uma descrição da mediação desenvolvida, incluindo comentários sobre os alunos.

2- Momentos

Que tal explorar recursos multimídia? Os registros das experiências por meio de fotos e vídeos enviados às famílias, via aplicativo da escola, podem vir acompanhados de um pequeno relato que evidencie a intencionalidade dos professores frente à proposta vivenciada com os alunos. Assim, basta estabelecer uma frequência de envios e utilizar a criatividade!

Registros pedagógicos na Escola Bilboquê

3- Registro de Vivências

Organize os registros dos alunos e apresente às famílias no final de cada semestre. Dessa forma, o registro do conteúdo pedagógico será vivo, em constante construção e de natureza reflexiva. Além disso, os registros mostram a concepção de ensino-aprendizagem e são uma verdadeira fotografia investigativa. É um processofólio que organiza a prática pedagógica para a reflexão individual acerca da participação dos alunos nos projetos e nas atividades realizadas. Por fim, o material também permite a comparação com as produções anteriores, sendo palpável a evolução do processo.

4- Planejamento

Instrumento utilizado pelos professores para executarem as aulas mediante a rotina estabelecida. Somente a partir da observação e da reflexão diária haverá a criação de táticas diferenciadas para o crescimento do grupo com garantia dos Direitos de Aprendizagem e revisão da ação pedagógica. Por isso, deve ser construído de maneira regular e sistêmica.

5- Relatórios Individuais

De natureza descritiva individual de cada aluno, é um documento com o objetivo de registrar o desenvolvimento. Ao ser elaborado, leva-se em conta as individualidades e as particularidades, com destaque ao desempenho, enfoque nos avanços/conquistas e as dificuldades apresentadas.

Assim, a forma de conduzir os registros revela a concepção da escola e dos professores sobre os alunos e a consonância destes pilares com a proposta pedagógica da instituição. Deste modo, possibilitamos o pensamento crítico sobre as experiências educativas realmente significativas que potencializam o desenvolvimento e o crescimento dos alunos mediante os aspectos social, emocional e cognitivo.

Alessandra Saraiva
Diretora Pedagógica
Escola Bilboquê Gutierrez