Muito se fala em Réggio-Emília, uma abordagem inspiradora, diferente, que acontece em várias regiões da Itália. A curiosidade e a aprendizagem da criança como protagonista aguçam a pesquisa e a procura de diferentes ações.
Sendo assim, sabemos que as brincadeiras e os ambientes provocativos fazem por si só o incentivo para novas aprendizagens.
Mas como nos inspirarmos nas experiências Réggio-Emília, nesse tempo em que as crianças estão em casa?
Confira agora um texto completo com dicas inspiradas no método italiano.
Experiências Réggio-Emília e a educação.
Por meio das brincadeiras, as crianças vivenciam contextos de aprendizagens, realizam ações e se apropriam de experiências, gerando conhecimento. Além disso, as aprendizagens, o desenvolvimento e a socialização dependerão, exclusivamente, desse novo olhar do educador (professor, pais e/ou responsáveis pela criança).
Sendo assim, em casa, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e inspirados pela abordagem Réggio Emília, podemos propor inúmeras experiências que levem a criança a conviver, brincar, participar, explorar, expressar e a se conhecerem.
Por isso, ela precisa ter acesso aos ambientes provocativos que aguçarão suas ideias, sua criatividade e suas curiosidades.
Experiências Réggio-Emília que você pode reproduzir em casa.
Portanto, ampliar cada vez mais os conhecimentos das crianças, é muito simples. Ademais, basta oferecer-lhes vivências e experiências conforme as dicas abaixo:
Utilize elementos próximos da criança.
1 – Os elementos da natureza são grandes aliados para a exploração da criança.
Brincaremos de pegar folhas, gravetos, sementes e pedras, para construir cenários com estes materiais?
2º Explorar mesas deitadas e também de pernas para o ar.
Quer brincadeira mais prazerosa que essa! Auxilie a criança a criar nesse espaço cenários de praia, de casinha, de fazendinha etc. Basta oferecer objetos para a criatividade fluir;
3º Fazer cabaninha com a criança.
Planeje, antes, o que irão precisar. Depois, coloque um abajur, almofadas e muitos livros para brincar. Dessa forma, escureça o ambiente e crie movimentos próximo ao abajur para eles serem identificados pela criança ao serem fletidos na parede.
Nesse mesmo espaço, conte histórias e faça dramatizações conforme as histórias dos livros;
Instigue a descoberta.
4º Explore tecidos do ambiente familiar.
Desse modo, deixe a criança brincar livremente. Depois você poderá estimulá-la perguntando sobre as texturas, tamanhos, transparências, qual o tecido mais fino, o mais grosso, o maior ou o menor e muito mais;
5º Convide a criança para brincar na frente do espelho e ofereça canetas hidrocores para desenhar.
Explore cores e imagens. Aproveite para intensificar, com a criança, o conhecimento do corpo (esquema corporal). Depois é só limpar o espelho com álcool. Ademais, não se esqueça: esteja sempre próximo à criança;
6º Sabe as caixas que usamos para a compra do supermercado?
Aproveite-as, oferecendo-lhe caixas limpas de todos os tamanhos para brincar. Assim, observe a criatividade do(a) seu(sua) filho(a);
Brincar é aprender
7º Ofereça, também, fitas de vários tamanhos e explore brincadeiras.
Você pode criar jogos no chão utilizando essas fitas (jogo da velha, equilíbrio, pular de um lado para o outro, criar diferentes formas, etc.);
8º As sucatas limpas são excelentes materiais não estruturados.
Potes/tampas/ caixas/ CDs/cones sem linhas e com linhas, etc. Aproveite esses materiais para deixar a criança brincar livremente;
9º Participar da organização da casa é um grande aprendizado para as crianças.
Convide-a para arrumar gavetas, caixas com roupas, sapatos, brinquedos, etc.
Curtiu nossas experiências inspiradas em Réggio-Emília?
Por fim, disponha de um tempo livre dedicado à criança.
Afinal, não há nada melhor que brincar ao lado dela. Conte-lhe histórias e principalmente a sua história de vida.
Todavia, isso fará toda a diferença!
Maria Helena Lapa Dani
Assessora Pedagógica
Escola Bilboquê