Diálogo no desenvolvimento infantil é mais importante do que você pensa

Dentre as primeiras necessidades na construção de uma sociedade, certamente podemos destacar o diálogo. É por meio dele que é possível formar sujeitos críticos, autônomos e criativos, e que criamos relacionamentos saudáveis. A importância do diálogo é percebida no dia a dia. Além disso, o diálogo no desenvolvimento infantil é importantíssimo.

Confira agora um texto completo sobre a importância do diálogo para o desenvolvimento infantil. Bora lá?

Importância do diálogo no desenvolvimento infantil

A necessidade da comunicação interpessoal passa pelo processo da escuta e do entendimento do outro em suas interpretações e sua visão de mundo. Portanto, cada sujeito tem em si um universo próprio e rico de conhecimentos e perspectivas. O respeito é a pedra fundamental que alicerça todos esses relacionamentos.

Para dialogar é necessário saber ouvir antes de aprender a falar. Escutar exige proximidade, disponibilidade e humildade de aprender com o outro e com nossas diferenças.

Na educação, não é diferente. Desse modo, o diálogo é a base primordial de qualquer processo de ensino-aprendizagem. Mas, se a escola é um espaço de diálogo, quem são os facilitadores da comunicação?

Entretanto, é somente através dos processos educativos que a criança se desenvolve, estabelecidas múltiplas linguagens dialógicas na relação entre professor e aluno. Sendo assim, o professor deve abandonar a ideia de ser aquele que apenas transfere conhecimento e, sim, colocar a criança como coautor da sua aprendizagem. É nessa integração que possibilitamos à criança maior pertencimento e engajamento na escola.

diálogo no desenvolvimento infantil

Diálogo é importante em todos os momentos.

Devemos considerar o diálogo como um ato criativo, capaz de acolher e de desenvolver a imaginação e a capacidade argumentativa. Afinal, a primeira infância é um período repleto de grandes descobertas. Sendo assim, por meio dessas vivências proporcionadas no dia a dia, as crianças, constantemente, expõem suas perspectivas e se comunicam. Além de interpretar e desvendar o mundo que estão experimentando.

Por fim, cabe a nós, educadores, estarmos atentos e vigilantes para que a escola seja um espaço de diálogo constante e o professor, seja um facilitador da comunicação e expressão de cada um dos seus alunos.

Confira mais sobre isso e muito mais no nosso Instagram.

Larissa Assis
Psicóloga Escolar

Escola Bilboquê Vila da Serra