O brincar exerce um papel fundamental na infância, pois as brincadeiras são um instrumento de aprendizagem essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança. Os jogos e brincadeiras para crianças de 4 anos desenvolvem habilidades de trabalho em grupo, o exercício da tolerância, respeito mútuo e colaboração. A cooperação entre pares, inclusive, permite a troca de ideias e a negociação de intenções. Além disso, compreender o jogo na perspectiva do grupo possibilita a identificação de uma instância de construção coletiva do conhecimento.
Sabemos que o lúdico tem um papel de destaque no desenvolvimento das crianças pequenas. Dessa maneira, a escola precisa estabelecer estratégias eficazes para fortalecer capacidades representativas, criatividade, imaginação, habilidades de compreensão e expressão, além da linguagem oral. Por isso, é fundamental que o professor que atua na Educação Infantil insira em seu planejamento, semanal ou quinzenal, a exploração e a prática de jogos e brincadeiras.
Qual a importância dos jogos educativos para crianças de 4 anos?
Do ponto de vista biológico, “brincar exercita a imaginação e a memória” (lima, 2006, p.5). Os jogos e as brincadeiras possibilitam que as crianças apreendam o seu universo social, organizando a sua realidade e compreensão de mundo. Pensando nisso, quais os estímulos necessários para essa faixa etária?
Quando falamos sobre os estímulos necessários para crianças de 4 anos, é preciso compreender os marcos do desenvolvimento infantil, que são divididos em quatro categorias:
- Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis;
- Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem;
- Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas;
- Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas.
Os Jogos e as brincadeiras são estratégias eficazes para desenvolver os objetivos de aprendizagem propostos nos Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa maneira, listamos algumas sugestões para a prática no espaço escolar, ou mesmo em casa.
Sugestões de jogos e brincadeiras para crianças de 4 anos
1- CAÇA AO TESOURO
Escolha com as crianças alguns objetos (5 ou mais) e, em seguida, esconda-os pelo ambiente. Um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante. Você também pode planejar um jogo de pistas para tornar a atividade mais desafiadora, assim, estimulamos o raciocínio, o desenvolvimento motor, a concentração e a autonomia da criança.
2- JOGO DA MEMÓRIA
O Jogo da Memória é ideal para trabalhar o alfabeto, os meses do ano e as letras iniciais dos nomes das crianças da turma. Você pode utilizar tampinhas de garrafa pet ou reunir tampas de leite em pó. A atividade é uma grande aliada no desenvolvimento cognitivo, estimulando a atenção, percepção, concentração, memória e linguagem.
3- LÁ VAI UMA BARQUINHA CARREGADA DE…
O professor diz: “Lá vai uma barquinha carregada de…” e completa com uma categoria, como, por exemplo, “animais”. Em seguida, as crianças devem citar, uma de cada vez, os animais que conhecem. “Boi, camelo, leão” e assim por diante. A única regra é que os animais citados não podem se repetir. Assim, a dinâmica promove a concentração, memória e a oralidade da criança.
Referências Bibliográficas
LIMA, Elvira Souza. Brincar, para que? São Paulo: Interalia, 2006.
Renata Viana
Diretora Pedagógica
Escola Bilboquê Vila da Serra