Pensar em um professor transformador é pensar nas mudanças de paradigmas nas práticas educacionais a partir dos pressupostos teóricos e epistemológicos propostos pelas escolas de educação infantil, conceituados a partir da BNCC.
Pensando nisso, fizemos este texto para te mostrar quais as características de um professor transformador.
O que é um professor transformador?
Um professor transformador é aquele que investe em sua carreira profissional, alimenta suas relações sociais e vai à procura de suas essências para uma melhor atuação. Portanto, ele exige de si uma busca constante de novas técnicas, abordagens e inspiração para a sua prática.
Afinal, ele inspira seus alunos na busca de novas possibilidades para discutir, refletir, aceitar, verbalizar e refazer.
O diálogo como ponte de contato.
Desse modo, um professor transformador envolve e acredita no protagonismo da criança, permitindo não só o diálogo, mas acreditando no potencial criador de todos.
Além disso, o professor é um agente de transformação individual e coletivo. Por isso, a importância de se atualizar, de se tornar cada vez melhor e de permitir um diálogo com as crianças. Incentivando a busca constante de novas informações, questionamentos e respostas.
Entretanto, ele educa, ampara, dialoga, reflete e demonstra sua afetividade.
Como ser um professor transformador?
Professores transformadores envolvem-se em leituras, participam de grupos de estudos, trocam informações, mostram as suas vivências, suas experiências, compartilham novas ideias e planejam coletivamente. Buscando sempre a excelência do ensino aprendizagem.
Desse modo, rever, planejar, avaliar e autoavaliar-se fazem parte da conduta de um bom professor. Ir em busca de seus desejos e jamais se acomodar.
Uma escola de sucesso precisa de professores transformadores. E deve apoiar as inovações dos professores, propondo, juntos, uma educação de qualidade. Sendo assim, escola e professores são agentes transformadores e precisam estar em sintonia. Sempre! Essa é a grande transformação.
Conheça a Bilboquê e veja como incentivamos nossos professores.
Maria Helena Lapa Dani
Assessora Pedagógica
Escola Bilboquê