O espaço, as brincadeiras e o tempo utilizado em cada contexto de aprendizagem são propostas interessantes para uma boa organização da rotina escolar. Por isso, a dinâmica do dia a dia deve proporcionar uma prática enriquecedora ao tempo de permanência da criança na escola.
A rotina escolar.
Nessa estrutura, as atividades elaboradas para atender a criança em suas especificidades. É importante dizer que o quadro de experiências escolares deve ser flexível e adaptado às situações do dia a dia.
É necessário que todos os envolvidos, ao planejar, tenham foco no interesse das crianças e no contexto organizacional do dia. Assim mostrando-lhes por meio de desenhos e/ou escrita as atividades.
As experiências variam de acordo com a faixa etária, pois o tempo de concentração de crianças pequenas muda rapidamente. Os benefícios da rotina são constatados diariamente em aprendizagens que se relacionam ao desenvolvimento integral da criança.
Explorar os espaços, os ambientes, participar de brincadeiras e interagir com o grupo são maneiras de o professor propor vivências, promover diálogos, problematizar, incentivar e possibilitar inúmeras experiências.
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Otimização de tempo é dever do professor.
Ademais, para que os espaços sejam utilizados de forma dinâmica, cabe ao professor contemplar, em seu planejamento, as conexões do pensar, do criar e do fazer. Para isso, o educador pergunta: e agora? Qual será a nossa próxima atividade? Antes do lanche, qual será nossa rotina? E depois? A noção de sequência didática será benéfica para a estruturação do pensamento lógico e da organização espaço temporal.
Sendo assim, é importante que a criança compreenda a rotina escolar. Há momentos em que o professor propõe brincadeiras livres e, outras vezes, direcionadas. Não importa. Portanto, todas essas vivências terão sempre o acompanhamento do adulto.
Como ter organização com a rotina escolar?
Uma organização diária bem planejada promove descobertas, fortalece relações para cantar, ouvir músicas, ler histórias, recitar parlendas, poemas, assistir a filmes e dramatizar. Tudo isso respeitando o tempo de cada um.
Contudo, as vivências devem ser realizadas a partir do interesse, da motivação e da proposta pedagógica que irá permitir a socialização e a integração entre as crianças. Desse modo, os objetivos e as situações de aprendizagens devem contemplar sempre a estrutura organizacional.
Ademais, os diferentes momentos caracterizam a rotina na escola e são de suma importância para avaliação do desenvolvimento da criança. Por fim, cabe ao professor administrar esse tempo para que a criança não perca o interesse e o encantamento em suas experiências educacionais.
Maria Helena Lapa Dani e Maria Claret Lamounier Elias
Assessoria Pedagógica/Diretora Pedagógica
Escola Bilboquê