Quando o assunto é a seleção de professores em uma escola, algumas perguntas são frequentes. Como se preparar para o processo? Quais são as etapas? O que as instituições de ensino consideram para a aprovação? Por isso, apresentamos algumas dicas essenciais para uma boa performance e consequente contratação.
Como se preparar para o processo seletivo?
O conhecimento sobre a área específica de atuação, referenciais teóricos e quais autores discorrem sobre a abordagem estudada é essencial. É muito importante saber dissertar e argumentar quando se deparar com questões abertas e desenvolver um raciocínio lógico diante de questões de múltipla escolha. Sendo assim, colocar em prática o conhecimento apresentado na prova escrita é um grande passo para a aprovação. Afinal, isso transmite maior segurança aos avaliadores, além de ser o fator decisivo para algumas escolas.
O que as escolas analisam durante a seleção de professores em escola?
Além do conhecimento teórico-prático, o candidato precisa demonstrar grande interesse pela vaga e inteirar-se da proposta da escola. O controle emocional e a segurança também são fortes aliados para o sucesso na seleção de professores. Isso demonstra o seu preparo para lidar com a pressão do dia a dia. Além disso, o candidato é avaliado nas seguintes habilidades:
- Saber trabalhar em equipe;
- Afetividade;
- Proatividade;
- Agilidade;
- Comunicabilidade: a expressão verbal coloca o candidato em posição de destaque em relação aos demais.
É comum que, ao final do processo, os candidatos que apresentem estas características sejam admitidos na escola, mesmo que não tenham destacada experiência em outras instituições de ensino.
Como deve ser o comportamento durante o processo seletivo?
A apresentação pessoal e o comportamento apropriado são os primeiros itens a serem analisados pela escola. Já houve situações em que pessoas se reprovaram por meio de perguntas indiscretas ou brincadeiras inadequadas. Parece impossível, não é mesmo? Mas, acredite, acontece. Seja natural e até mesmo bem-humorado. Professor “carrancudo” e aparência entristecida não encantam os avaliadores. Mas, claro, é bom ter cuidado com os excessos.
Quais as etapas da seleção de professores?
Inicia-se pela divulgação da vaga, triagem de currículos e recrutamento. A partir daí, a ordem das etapas pode variar de escola para escola. Geralmente, os candidatos passam por avaliação escrita, entrevista, dinâmica de grupo e teste prático. Portanto, após a aprovação, os candidatos passam por avaliação médica e providenciam os documentos para a contratação.
Por fim, uma dica muito importante é: invista sempre na sua formação continuada. Afinal, atualizar-se e especializar-se é uma iniciativa fundamental para todas as áreas, sobretudo a educação. Sendo assim, não deixe para estudar apenas quando se candidatar ou for chamado para um processo seletivo.
Imaculada Braga
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Buritis