Nosso Blog

Dia da Terra: 6 maneiras de incentivar a sustentabilidade

Publicado por

Maria Clara

Dia da Terra: 6 maneiras de incentivar a sustentabilidade

A temática da sustentabilidade, na infância, é explorada no dia a dia da Escola por meio do desenvolvimento de atitudes e de combinados para a utilização de cada um dos espaços de aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que organiza a Educação Infantil em cinco campos de experiência, aborda o meio ambiente em todos eles. Mas em “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” a proposta é especial, já que, desde cedo, as crianças são estimuladas a adotar um modo de vida sustentável, desenvolvendo conhecimentos e habilidades para o uso adequado dos recursos naturais e preservação do planeta, dentro e fora das salas de aula.

No cotidiano da Escola Bilboquê, as crianças, desde o Maternal, vivenciam situações que propiciam a interação com as diferentes maneiras de “cuidar do planeta”. Por isso, hoje, no “Dia da Terra”, preparamos 6 maneiras de incentivar a sustentabilidade na infância:

  • Contato com a natureza:  brincadeiras e atividades desenvolvidas ao ar livre no parque externo, onde as crianças realizam experiências no meio de plantas e “bichinhos que visitam a escola”. A partir do Maternal 2 realizamos passeios e excursões priorizando parques ecológicos.
  • Horta coletiva: mantemos uma horta para plantios coletivos onde as crianças tenham contato com a terra e desenvolvam experiências no cultivo de alimentos saudáveis, que farão parte de receitas em nossa cozinha experimental.
  • Reciclagem do lixo: cada sala possui 02 lixeiras, sendo uma para lixo orgânico e outra para materiais recicláveis. Também incentivamos as crianças a fazer o mesmo em casa.
  •  Campanhas internas: realizamos, no decorrer do ano, campanhas de doação de brinquedos, livros e peças de vestuário (usados e em bom estado), incentivando o exercício da solidariedade e o reaproveitamento.
  • Trabalho com material reciclável: as crianças exploram diferentes materiais para a construção de brinquedos, jogos e outras produções artísticas que, além de despertarem para a consciência ambiental, são excelentes situações para o desenvolvimento da criatividade.
  • Projetos de sala: desenvolvimento de projetos com foco na sustentabilidade, abordando o uso consciente de recursos naturais, com propostas inovadoras e criativas para serem aplicadas nos espaços que a criança frequenta, inclusive na escola.

Mudanças no cotidiano para garantir a sobrevivência do planeta

Além das experiências propostas no ambiente escolar, para incentivar a sustentabilidade na infância, buscamos envolver os familiares em ações que reforçam a educação sustentável em casa. Nesse movimento, escola e família exercem seu papel fundamental na formação de pessoas responsáveis e conscientes para preservação do planeta.

Elisana Cardoso
Coordenadora pedagógica da Bilboquê Buritis