Antes de praticar uma modalidade esportiva ou um estilo de dança, a criança precisa vivenciar diversas práticas corporais desde o seu nascimento. A Educação Física na Educação Infantil, com a psicomotricidade, auxilia nessas experiências. Além de oportunizar que a criança reconheça o seu corpo e os seus limites por meio de vivências lúdicas. Mas qual a melhor maneira para a aquisição do conhecimento corporal?
A brincadeira! Seja ela praticada em uma ação dirigida ou até mesmo construída pela criança. Esse processo de brincar demonstrará as emoções, as necessidades e expressar os seus próprios desejos por meio do corpo.
A educação física na educação infantil.
Na Educação Física, esse corpo aprenderá a cuidar de si e do outro, a interagir com outras crianças e com adultos. Sobretudo, irá ampliar os seus movimentos em diversos espaços.
Na escola infantil, tudo é devidamente planejado para que o ambiente seja acolhedor. Outrora, desafiador e um lugar onde a criança possa correr, saltar, dançar, rolar, rastejar e criar seus próprios movimentos por meio das brincadeiras, dos jogos e da dança. Essas práticas são importantes para que o corpo se movimente orientadamente. Dessa forma, tendo conhecimento do que significa “frente”, “atrás”, “no alto”, “embaixo”, “dentro” e “fora”, a partir de suas vivências.
Autoconfiança e o papel dos tutores.
Gradualmente, a criança vai adquirindo autoconfiança e percebendo que seu corpo é único e, agora, ela irá valorizar ainda mais as suas características em todas as atividades propostas na escola.
O corpo vai muito além de simplesmente chutar uma bola ou dos passos de dança clássica. Ele é a porta de entrada para a primeira aprendizagem, por isso, é muito importante valorizar e respeitar cada indivíduo e sua singularidade. O papel da Educação Física na Educação Infantil é garantir os direitos de aprendizagem da criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Diego Almeida de C. Silva
Professor de Educação Física
Escola Bilboquê Buritis