As competências do professor gestor

Para cuidar da principal finalidade da escola, sendo a aprendizagem e a formação dos alunos, a instituição conta com diversos profissionais que garantem o seu funcionamento. Cada colaborador deve organizar suas próprias atribuições e processos, mas a correlação direta com o ato de educar fica a cargo da docência. Sendo assim, o professor é a pessoa com qualificação acadêmica para conduzir os alunos, exercendo a mediação na gestão diária do seu contexto de aprendizagem. Mas quais as competências do professor gestor?

Competências do Professor Gestor

O professor é um gestor da sala de aula e, nessa condição, deve desenvolver o seu trabalho visando o comprometimento com o aprendizado da turma, apostando no coletivo e reconhecendo todos os indivíduos como seres produtores de cultura. Portanto, as competências do professor são referenciais para a reflexão diária da prática, para que a postura não seja “trabalhar muito e construir pouco”. Desse modo, o professor é um gestor do tempo e deve agir com integralidade para que se sinta realizado na sua profissão, no seu local de trabalho e com as pessoas com as quais convive.

  • Aperfeiçoa suas aulas sempre com estratégias criativas e inovadoras;
  • Preza pelo ato de planejar contínuo, valorizando o dinamismo;
  • Contempla ações que favorecerão o interesse e a participação de seus alunos frente à construção e consolidação do aprendizado, atraindo-os, cativando-os e atuando como mediador do conhecimento;
  • Faz conexões dos conteúdos pedagógicos com o mundo, utilizando metodologias e didáticas variadas para garantir o ânimo do grupo no processo de aprender;
  • Fomenta a formação cidadã de sujeitos críticos, conhecedores de seus direitos e deveres;
  • Organiza os tempos e os espaços bem como as materialidades no desenvolvimento da prática;
  • Estimula e favorece a autonomia dos alunos nos diversos aspectos (social, emocional, intelectual e físico);
  • Busca melhorar o desempenho da sua gestão considerando o entusiasmo, o respeito e a dedicação;
  • Considera os objetivos para construir a intencionalidade pedagógica nas propostas de suas atividades e vivências;
  • Alinha a teoria à prática;
  • Foca no processo para o alcance de resultados favoráveis;
  • Permite mudar e adequar o planejamento em função das necessidades do seu grupo;
  • Compreende que a educação ultrapassa os muros da escola;
  • Mantém um bom relacionamento interpessoal e desenvolve a empatia.

Outras competências para o professor

Atualmente, um professor gestor deve considerar também as tecnologias, ter o coração aberto e olhar atento ao que se refere à ação educativa. Portanto, é preciso estar ciente de que é provocador de mudanças e construtor de novos conhecimentos. As competências do professor gestor direcionam, revelam paixão pelo que faz e se pautam em valores para nortear a sua atuação.

Alessandra Saraiva
Coordenadora Pedagógica
Escola Bilboquê Vila da Serra