Nosso Blog

Publicado por

Maria Clara

Acolhimento e adaptação – De volta à escola (Parte I)

“Todo o reinício das aulas merece atenção, cuidados e uma equipe preparada.”

Acolher as crianças com alegria é uma marca da Escola Bilboquê.  Escutá-las é o nosso diferencial. Aqui, os cuidados com as crianças são essenciais.  E estar com elas nas brincadeiras é importante para uma adaptação tranquila. Integrar a criança ao ambiente escolar é nossa meta.

Somos especialistas em Educação Infantil. A escola, espaço coletivo, promove brincadeiras e interações por meio de vivências e experiências do território da infância e são elas que norteiam o planejamento anual e a nossa proposta pedagógica.

Sem dúvida, as histórias, os jogos e as brincadeiras são atividades indispensáveis à Educação Infantil e, por meio da ludicidade, a criança é estimulada a buscar conhecimento e a se socializar.

A rotina, durante o período escolar, auxilia a criança a se organizar e a entender melhor a noção de tempo e de espaço.

Durante a adaptação, a criança observa, explora, manuseia, experimenta, vivencia, pensa e repensa, cria e recria, constrói e desmancha. Tudo isso possibilita o processo de acolhê-la e de adaptá-la ao novo ambiente. O espaço livre e os ambientes provocativos montados pela professora propõem às crianças observarem, intervirem e construírem novos ambientes e novas brincadeiras.

Nesse contexto, o papel do professor é escutar, estimular a criança a interagir com as brincadeiras e a fazer novos amigos. Brincar é fundamental e a criança que brinca consegue compreender melhor o seu espaço e elaborar as suas ansiedades e os seus medos ao deixar seus pais.  Sabemos o momento exato em que acontece o afastamento da família.

A equipe Bilboquê está atenta a todas as demandas e acolhe as crianças e seus familiares. Muitas conversas com a equipe (setor de coordenação e setor de psicologia) serão necessárias. Família e criança devem estar bem com o processo de adaptação.

Nossa prioridade é receber todas as crianças, funcionários e familiares com total segurança. Após a pandemia, a escola, cuidadosamente, criou e criará novas estruturas, ambientes com brinquedos e materiais condizentes com as normas atuais. A limpeza, a higienização de todas as salas, dos ambientes internos e externos são fundamentais para a nova estrutura escolar.  Todos os funcionários, ao regressarem presencialmente, participarão de treinamento de capacitação dos procedimentos e cuidados sanitários conforme os protocolos da RCS – Eu Saúde.

Este é o nosso compromisso.

Assessora pedagógica – Maria Helena Dani