Nosso Blog

A alimentação saudável na infância

Publicado por

Maria Clara

A alimentação saudável na infância

O incentivo a uma alimentação saudável e equilibrada na infância é fundamental para o desenvolvimento sadio de uma criança. Além de evitar uma série de doenças, a adesão a bons hábitos alimentares oferece maior disposição para crianças em fase de crescimento.

É nos primeiros anos de vida que as preferências alimentares se desenvolvem, de acordo com as preferências culturais e familiares sobre os alimentos apresentados às crianças. Desse modo, o sobrepeso nos primeiros meses de vida pode ocasionar obesidade na infância e, consequentemente, esse risco aumenta com a idade.

As famílias possuem um papel fundamental na construção de bons hábitos alimentares. Ter essa preocupação com a alimentação saudável na infância, desde os primeiros anos de vida da criança, é um facilitador para que ela aprenda a optar pelo que é mais saudável de forma natural. No entanto, sempre é tempo de promover essa mudança dentro de casa.

A escola é o espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e de cuidados com a saúde alimentar infantil, pois é na escola que as crianças passam boa parte do dia, seja consumindo uma refeição ou a maioria delas, quando em período integral.

Devemos evitar que as crianças tenham acesso a alimentos processados e ultra processados, ricos em conservantes, corantes e com realçadores de sabor (salgadinhos, biscoitos industrializados, sopas instantâneas, pizzas congeladas, etc.).

A indústria costuma caprichar nas embalagens dos alimentos voltados ao público infantil, com muitas cores e ilustrações ligadas ao universo da criança. Por isso é que, em casa, é importante investir nesta produção, oferecendo alimentos saudáveis de maneira divertida, como frutas em espetinho e saladas em formatos de desenho.

O envolvimento das crianças no planejamento das refeições e nas preparações de pratos é um importante estímulo para desenvolver o interesse pelo assunto. O exemplo é uma das principais formas de incentivo. Ofereça alimentos saudáveis e, sempre que possível, realize as refeições em conjunto, demonstrando concretamente que os pais também se alimentam de forma saudável.

A alimentação saudável na infância

Kelme Fernandes
Nutricionista

Escola Bilboquê

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.