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A formação continuada do professor: por que estudar mais?

Publicado por

Maria Clara Lauar

A formação continuada do professor: por que estudar mais?

Buscar aperfeiçoamento e desenvolver novos conhecimentos é algo essencial na vida de um profissional. A formação continuada deve ser encarada como parte de qualquer profissão, afinal, cada vez mais, as empresas buscam pela qualificação, conhecimento e atualização constante.

Portanto, é imprescindível que o docente se forme com a habilidade de refletir continuamente sobre sua prática pedagógica, o que irá contribuir para a construção de sua identidade profissional.

Desse modo, a formação continuada de professor contempla as diversas e incessantes mudanças que acontecem no cenário educacional, favorecendo a adaptação de sua prática educativa a uma realidade em constante movimento.

Importância da formação continuada de professor

A habilidade de refletir sobre a prática profissional no espaço escolar proporciona um processo de ressignificação de todos os aspectos envolvidos no dia a dia do professor: mediação de conhecimentos, aprendizagens, interações, participação do aluno, da família, cultura, coletividade, dentre outros.  

Veja também: CEAB 2021 – O cérebro da criança.

Essa ressignificação envolve também a tomada de consciência do papel do professor-mediador na construção de uma prática pedagógica comprometida com a formação integral do aluno, com propostas que formem pessoas autônomas e atuantes no mundo.

Nesse contexto, a formação do professor reflexivo traz à luz uma ação educativa que rompe com ideias simplistas de ver a criança e sua relação com a aprendizagem. Levando-o a assumir uma postura crítica e investigativa na mediação entre ela e o conhecimento. Ademais, fala-se tanto em educação de qualidade, mas como podemos falar sobre isso sem considerar a formação continuada de professores? Por meio de estudos, cursos e engajamento científico.

Professor no centro da proposta pedagógica

O professor é o centro da proposta pedagógica que a escola desenvolve e esta precisa desempenhar seu papel transformador na vida e no pensamento dos alunos. Sendo assim, o professor é a peça-chave na vida acadêmica dos alunos. Desse modo, ele precisa estar em constante movimento de seus saberes. Assumindo seu papel investigativo e tornando-se mais preparado para os desafios educacionais de uma geração nascida e criada com as novas tecnologias.

Durante todo o ano letivo, a escola Bilboquê desenvolve cursos de formação profissional para os colaboradores que lidam diretamente com as crianças. Assim, por meio de um planejamento formativo que inclui equipe multidisciplinar (coordenadoras, psicólogas, fonoaudiólogas e nutricionista), professores, auxiliares de berçário e estagiárias. Assim sendo, todos se propõem a mobilização de saberes teóricos e práticos da educação. Visando estimular as competências e as habilidades necessárias ao crescimento profissional e pessoal.

Cursos de formação continuada de professor CEAB

Os cursos de formação como o CEAB (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Bilboquê), FEB (Formação de Estagiárias Bilboquê) e FAB (Formação de Auxiliares de Berçário Bilboquê) fazem parte da nossa proposta. Além dos cursos, promovemos e estimulamos a formação continuada do professor por meio de assessorias mensais com a equipe de coordenação e de psicologia. Ademais, contamos com envio de documentos, indicação de livros e demais fontes de pesquisa e estudo que serão discutidos em encontros presenciais.

Por fim, a partir do exposto, temos que destacar a importância da continuidade dos estudos para a formação do docente e dos demais profissionais da educação. Dessa forma, agindo como mediadores de uma complexidade de conhecimentos, atuarão na formação integral de nossas crianças.

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Elisana Andreia Cardoso
Coordenadora Pedagógica

Escola Bilboquê Buritis

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