Nosso Blog

A leitura na rotina da criança

Publicado por

Maria Clara Lauar

Aprenda a promover e criar uma rotina de leitura

A leitura na rotina da criança é uma prática diária na Educação Infantil.

O universo maravilhoso da leitura é apresentado às crianças por meio de vários gêneros textuais: fábulas, contos de fadas, lendas, parlendas, trava-línguas, bilhetes, receitas, além de textos autorais, narrativos e poéticos.

Portanto, temos um rico material repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores. Podemos apresentar esse mundo para as crianças despertando o conhecimento e desenvolvendo os sentidos. 

Desse modo, nesse texto vamos te ajudar com dicas para estimular uma rotina com livros e textos na sua família. Vamos, lá!

Como estimular a leitura na rotina das crianças?

O primeiro contato das crianças com a leitura acontece intermediado pela narração de um adulto. Apesar de ocorrer nos primeiros anos de vida, engana-se quem pensa que não é importante e gera impactos. Afinal, ler para uma criança é fundamental para despertar a curiosidade, a criatividade e a imaginação dela, além do desenvolvimento da linguagem.

Atualmente, existe uma preocupação dos pais de que muitos equipamentos eletrônicos disputam a atenção das crianças. Dessa forma, como a família pode participar e estimular a construção desse hábito indispensável? Sendo assim, seguem algumas dicas para estimular a leitura na rotina da criança:

  • Dar o exemplo é fundamental. É importante a criança presenciar alguém lendo com prazer;
  • Deixe a criança escolher o próprio livro;
  • Reserve um tempo para ler com a criança;
  • Use a tecnologia a seu favor (estimule jogos e leitura de livros online. Determine um tempo para essa finalidade);
  • Tenha um lugar apropriado e aconchegante para a criança mergulhar nos livros.

leitura na infância

A prática é essencial para as crianças.

Por fim, é importante ressaltar que o hábito de ler deve ser praticado diariamente, sem pressão e sem cobranças, mas sim como um momento de prazer. Além disso, conseguir abrir horizontes e de levar as crianças a desbravarem o mundo. Ademais, escola e a família devem estar de mãos dadas para despertar o gosto pela leitura.

Aceitam o desafio de fortalecermos a mente e o coração das crianças por meio da leitura?

Érika Brunner Martins
Professora do 2º Período

Escola Bilboquê Buritis

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.