Nosso Blog

adaptação na escola

Publicado por

Maria Clara

5 passos para a adaptação na escola infantil

O primeiro dia no espaço escolar é um momento muito importante e delicado para a criança e sua família. Enfrentar um ambiente novo, com novas regras e com pessoas diferentes do seu convívio diário traz uma série de inseguranças. Por isso, os pais devem optar por uma instituição onde se sintam seguros, pois essa confiança faz toda a diferença para a adaptação na escola infantil.

Apesar de ser um momento difícil, escola e família podem, em parceria, realizar a adaptação de maneira saudável e acolhedora. Basta seguir os seguintes passos práticos:

Adaptação na escola: primeiro passo

Depois da escolha da escola, começam os preparativos para o primeiro dia. Nesse momento, é muito importante que os pais envolvam os filhos na nova experiência. É preciso conversar sobre isso, explicar que a criança cresceu e, por isso, irá à escola para brincar, fazer novos amigos, divertir-se e aprender atividades inovadoras.

Levar a criança para conhecer a escola, comprar os materiais, contar os dias no calendário e mostrar fotos são algumas maneiras de estimulá-la, tornando o momento alegre e cheio de expectativas.

A chegada do grande dia

Chega, então, o dia tão esperado! Deixe que a criança ajude a arrumar a mochila e a participar dos preparativos. No caminho, converse com ela e explique como será a rotina na escola. No primeiro momento, os pais podem acompanhar a criança durante algumas horas, dessa forma, ela se sente mais segura para explorar o ambiente e para conhecer a professora, a auxiliar e os colegas.

Quando os pais notarem que a criança já está mais confortável, chegou o momento de se retirar. Mas, atenção, nunca saia de fininho quando ela estiver distraída. Despeça e diga “vou sair um pouquinho e daqui a pouco volto para buscar você! Agora, você vai ficar brincando com sua professora e com os colegas”.

Nesse momento, a professora vai acalentá-la e acalmá-la. Se a criança estiver chorando, a escola entrará em contato com os pais para buscá-la. Nos primeiros dias, ela deve ficar apenas algumas horas na escola e, à medida que for se adaptando, passará a seguir o horário normal. Por isso, é muito importante que algum familiar esteja sempre disponível para buscá-la durante todo período de adaptação na escola infantil.

Mantenha-se firme

Após os primeiros dias, a criança vai se adaptando, mas pode ficar muito sensível. É um momento de grandes mudanças, toda a sua rotina é modificada e ela passa a seguir horários diferentes aos que estava habituada. A hora do sono muda e a criança pode ficar um pouco nervosa até se adaptar à nova rotina.

Embora seja um momento difícil, é importante que os pais saibam que aprender a lidar com os sentimentos e as mudanças é essencial para seus filhos. Para acompanhar esse processo, eles também devem se manter firmes na decisão.

Quando o choro aparecer, o melhor é lembrá-lo que a escola é importante e que ele conseguirá passar por isso. Seu filho precisará de colo, carinho e da sua firmeza para sentir confiança nesse processo.

Mudança de rotina com a adaptação na escola

 

Crianças fazendo um círculo

Passado o período inicial de adaptação, chega a hora de ajustar a rotina da criança. Nesse momento, é importante que os pais conheçam e acompanhem a rotina da escola, assim, poderão se adequar às refeições e aos horários de sono para que ela possa aproveitar melhor seu dia.

Por exemplo: se uma criança que frequenta a escola por meio período dorme tarde, acorda muito cedo e passa o resto da manhã sem dormir, é muito provável que chegará à escola com sono e nervosa. Tudo isso tem que ser conversado com a professora que também auxiliará os pais nesse momento.

Criança adaptada na escola

Passado esse momento conturbado, os pais vão percebendo, aos poucos, quando a criança já está adaptada. O chorinho vai acabando e a criança começa a gostar do novo ambiente, dos amigos, das funcionárias e começa a ter na escola uma segurança como tem em casa. A angústia da separação estará sempre presente, mas, dessa vez, todos saberão como lidar com ela. Esse é um grande passo no desenvolvimento dos filhos.

A participação dos pais em todos os momentos escolares é fundamental para que isso se mantenha. Participar das reuniões, das festas e dos projetos faz com que a parceria entre a escola e a família se torne cada vez mais forte.

O papel da escola na adaptação

Por fim, a escola deve estar sempre aberta aos pais, orientando, esclarecendo dúvidas e acolhendo a criança da melhor forma possível. Ela prepara seus funcionários para esse momento e acompanha de perto cada aluno em sua singularidade.

Larissa de Assis Silva
Psicóloga Escolar

Escola Bilboquê Vila da Serra

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.