Nosso Blog

5 Atitudes para desenvolver a criatividade

Publicado por

Maria Clara Lauar

5 atitudes para você desenvolver seu potencial criativo

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom exclusivo de algumas pessoas. Na realidade, ela é uma habilidade mental que todos nós possuímos. E o que diferencia uma pessoa de ser mais criativa que outra é justamente o quanto ela trabalha seu potencial. Afinal, como desenvolver a criatividade e a capacidade de criar soluções e ideias, a partir dos recursos disponíveis?

Desenvolver seu potencial criativo pode ajudar não só a atingir seus objetivos pessoais, mas é uma habilidade profissional muito valorizada pelas empresas. Pensando nisso, listamos 5 atitudes para você colocar em prática e explorar a sua criatividade:

1) Não tenha medo de arriscar

Coragem é a principal característica de uma pessoa criativa. Lembre-se de que a primeira ideia não precisa ser perfeita logo de cara, ou seja, você pode aprimorá-la e o importante é prosseguir com ela. Deixar de tentar por medo de dar errado é uma atitude limitante. Afinal, é preciso aprender com os erros e entender que todo grande projeto é resultado de várias tentativas.

2) Seja curioso

Para desenvolver a criatividade, passe a olhar as coisas ao seu redor com curiosidade. O motivo pelo qual achamos as crianças mais criativas do que os adultos é porque elas não hesitam em perguntar sobre o que é novo. Portanto, pesquise sobre novos assuntos, leia livros, assista documentários e consuma conteúdos diversificados.

Ser criativo exige olhar curioso

3. Saia da zona de conforto

Com a rotina agitada, condicionamos nossa mente a certos padrões de pensamento. Por isso, experimentar coisas novas é uma das melhores maneiras de ter novas ideias. Vivenciar situações com as quais não estamos acostumados nos proporciona perspectivas diferentes e expande a nossa visão de mundo.

4. Respire fundo e descanse um pouco

Na maioria das vezes, as melhores ideias surgem em um momento de relaxamento, como os pensamentos que despontam enquanto tomamos banho. Dessa forma, nem sempre focar demais em um projeto e forçar nosso cérebro a criar soluções a todo custo trará bons resultados. É importante tirar um tempo para desacelerar e deixar que os pensamentos fluam.

5. Seja organizado

De nada adianta reunir um amontoado de boas ideias, se ficamos perdidos em meio a tantas tarefas. Para colocá-las em prática é preciso organização. Ande sempre com um bloco de notas à mão ou o celular para documentar os pensamentos que surgirem. Coloque as ideias em ordem, faça um planejamento, imponha prazos e sistematize as ações.

Agora que você já sabe as atitudes para você desenvolver seu potencial criativo, vamos colocá-las em prática? Lembre-se de ter paciência e manter a constância, afinal, desenvolver a criatividade é um exercício diário.

Maria Clara Lauar
Assessora de Comunicação
Escola Bilboquê

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.