Nosso Blog

atividades de verão para as crianças

Publicado por

Maria Clara Lauar

6 atividades de verão para as crianças

Ah, o verão… No Brasil, o verão se inicia hoje, dia 21 de dezembro. Com a chegada da estação, as preparações para o Natal, Ano Novo e, claro, as férias escolares invadem o cronograma familiar. Por isso, pensando nesse clima festivo e em casa cheia, preparamos 6 propostas de atividades de verão para as crianças se divertirem com toda a família.

Vamos entrar no mundo da imaginação, criando narrativas divertidas e cheias de aventuras?

Atividades de verão para Crianças: Caça ao tesouro no fundo do mar:

Tenho muitas recordações boas da minha infância e uma delas é de ir ao clube com meus pais e meu irmão. Adorava quando meu pai jogava pequenos objetos no fundo da piscina para que eu e meu irmão mergulhássemos para pegá-los. Para ter lembranças tão boas quanto as minhas, vocês vão precisar de: uma piscina, tesouros (chaves, moedas, conchas, pedras coloridas ou qualquer objeto que afunde) e uma história que contextualize a narrativa – ela pode começar com um pirata e seu navio cheio de tesouros, por exemplo. Ah, e que tal dispor um baú para reunir os objetos encontrados pelas crianças?!

Gelo surpresa

Certamente, você viveu aquela sensação boa de descobrir qual era a surpresa dentro do “Kinder Ovo”. Ou mesmo de realizar escavações à procura de ossos de dinossauros no quintal de casa… Sendo assim, que tal transformar essa escavação em uma das atividades de verão para as crianças? A preparação é simples. Sendo assim, escolha alguns brinquedos pequenos e os congele em potes com água. Você pode usar balões também, assim, o gelo assumirá o formato redondo. Após congelados, desenforme-os e chame seus arqueólogos mirins para as escavações. Mas, claro, não se esqueça de caprichar na história!

atividades de verão para as crianças

Masterchef dos geladinhos

Chup-chup, geladinho ou sacolé? Durante toda a minha infância, essa divertida maneira de fazer o nosso próprio picolé artesanal deixava o verão muito mais saboroso. Tem gostinho de infância! Vamos aproveitar o verão, a família reunida e fazer uma competição de geladinhos? Podem até me chamar, vou adorar ser a jurada!

Olho nas receitas: 58 receitas de geladinho gourmet para mandar o calor para longe.

Escorregador com lona

Quando criança, lá no sítio do meu tio, escorregávamos pasto abaixo sentados na casca do coqueiro. E já que o nosso assunto são as atividades de verão para as crianças, vamos trocar a casca do coqueiro por lona, água e sabão! Pode usar boia, macarrão, escorregar, sentado, de costas ou de barriga para baixo… O que importa é a diversão!

Bolas de sabão

Essa brincadeira é antiga e encanta crianças de todas as idades. O objetivo aqui é ver as bolas translúcidas e coloridas voando, estourá-las antes que cheguem ao chão ou competir quem faz a bolha maior. E a melhor parte: basta misturar sabão e água. As bolhas podem ser feitas usando qualquer tipo de sabonete líquido disponível em casa. Portanto, experimente com detergente, shampoo ou o próprio sabonete corporal. Mas, atenção: fique longe dos detergentes lava-roupas que podem não ser seguros para as crianças, devido à quantidade de produtos químicos. As brincadeiras com bolas de sabão são simples de executar e a diversão é garantida!

Passe a água

Junte a família toda e dê um balde para cada pessoa. Depois, faça uma fila indiana. O desafio é passar a água do primeiro balde, por cima da sua cabeça, para o balde da pessoa de trás, sem olhar, até que a água chegue ao balde de quem está no fim da fila. Será que alguém vai se molhar? Entretanto, a brincadeira também pode ser adaptada. No lugar da água, pode-se utilizar farinha, uma bola ou um balão molhado com sabão (com a textura escorregadia, a risada é garantida).

atividades de verão para as crianças

Atividades de verão para Crianças

Por fim, as brincadeiras, além de proporcionarem diversão, promovem também o desenvolvimento de habilidades importantes para as crianças. Sendo assim, aas atividades listadas, os pequenos desenvolverão coordenação motora grossa e fina, consciência corporal e concentração. E a melhor parte: vocês poderão construir memórias afetivas inesquecíveis, passando um tempo de qualidade em família!

Flávia Vieira
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Gutierrez

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.