Você sabia que o acesso à cultura é um direito fundamental da criança? De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da educação, esporte e lazer, toda criança deve ter acesso à cultura em todas as suas instâncias. Mas quem deve garanti-lo? O acesso deve ser incentivado e mediado por nós, adultos, educadores e familiares. Muitas vezes, ao nos preocupamos em proporcionar diversão, esquecemos de que diversas atividades oferecem lazer e conhecimento simultaneamente. Por isso, preparamos cinco atividades para as férias escolares das crianças. Confira:
Leitura em família
Atualmente, as telas estão cada vez mais presentes na vida das crianças. No entanto, a exposição excessiva, no entanto, tem correlação com a miopia progressiva e provoca diversos prejuízos para a saúde ocular infantil. Além disso, a sociabilização é afetada, o sedentarismo aumenta e maus hábitos tendem a se estender por toda a vida adulta.
PPor isso, invista em um tempo de qualidade longe dos tablets, celulares e computadores. Em meio a tantos estímulos digitais, tire um tempo para ler um livro com seu filho ou reserve um dia para conhecer a biblioteca pública da cidade. Faça disso um hábito ou uma tradição entre as atividades para as férias escolares.
Leia a história com entonação, explore sons, mude as vozes e use gestos. Depois, converse com a criança sobre o livro. Mostre as imagens e incentive-a a expressar suas impressões por meio da linguagem.
Jogos de mímica
Em família, escolha um tema — por exemplo, “animais”. Em seguida, use gestos e movimentos para representar o tema, sem falar nem emitir sons, enquanto os outros tentam adivinhar. Os jogos de mímica estimulam a comunicação, a concentração e a criatividade, desenvolvendo outras formas de expressão além da linguagem verbal.
Caça ao tesouro
Esconda objetos pela casa e crie pistas, sempre respeitando a faixa etária das crianças. As pistas podem ser charadas, “mapas do tesouro” ou perguntas e respostas.
Para deixar o jogo ainda mais divertido, separe a família em times. Assim, você estimula o raciocínio lógico, o espírito de equipe e a competitividade saudável. Essa brincadeira também favorece a coordenação espacial, a imaginação e a percepção visual e tátil da criança.
Colônias de Férias
As Colônias de Férias são excelentes opções para famílias que trabalham fora. Com uma programação diversificada, elas unem recreação e aprendizado. Na Colônia de Férias da Escola Bilboquê, por exemplo, cada edição traz uma temática exclusiva. As atividades, passeios e a ambientação do espaço escolar promovem uma verdadeira imersão no tema proposto. Todo o cronograma estimula a socialização e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio das brincadeiras.
Receita em família
Que tal começar a criar memórias afetivas na cozinha? Monte o primeiro caderno de receitas familiar e varie as preparações ao longo dos dias. Coloque a mão na massa e peça para que a criança ajude em pequenas tarefas, como misturar a massa de um bolo. Esteja sempre por perto para oferecer ajuda, mas incentive sua autonomia — afinal, o erro (ou a bagunça) também faz parte do processo!
Ao final, a criança se sentirá orgulhosa do resultado e vocês ainda terão uma refeição especial para compartilhar.
Mais do que diversão, o importante é que essas atividades para as férias escolares contribuam para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, fortalecendo vínculos e criando memórias afetivas inesquecíveis.
Maria Clara Lauar
Assessoria de Comunicação
Escola Bilboquê


