Nosso Blog

5 dicas de atividades para as férias escolares

Publicado por

Maria Clara Lauar

5 dicas de atividades para as férias escolares

Você sabia que o acesso à cultura é um direito fundamental da criança? De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da educação, esporte e lazer, toda criança deve ter acesso à cultura em todas as suas instâncias. Mas quem deve garanti-lo? O acesso deve ser incentivado e mediado por nós, adultos, educadores e familiares. Muitas vezes, ao nos preocupamos em proporcionar diversão, esquecemos de que diversas atividades oferecem lazer e conhecimento simultaneamente. Por isso, preparamos cinco atividades para as férias escolares de julho. Confira:

  1. Leitura em família

Atualmente, as telas estão cada vez mais presentes na vida das crianças. A exposição excessiva, no entanto, tem correlação com a miopia progressiva e provoca diversos prejuízos para a saúde ocular infantil. Como resultado, a sociabilização é afetada, tem-se um aumento do sedentarismo e de maus hábitos que irão se estender por toda a vida adulta.

Por isso, invista em um tempo de qualidade longe dos tablets, celulares e computadores. Em meio a tantos estímulos, tire um tempo para ler um livro ou reserve um dia para conhecer a biblioteca pública da cidade. Faça disso um hábito ou uma tradição entre as atividades para as férias escolares.

Leia a história com bastante entonação, enriquecendo-a com sons, mudança de vozes e gestos. Depois, encontre o momento adequado e converse com a criança sobre o livro. Mostre e comente as imagens, dando oportunidade para que ela revele sua impressão por meio da linguagem.

5 dicas de atividades para as férias escolares

  1. Jogos de mímica

Em família, envolva a criança para selecionar um tema – como, por exemplo, “animais”. Depois, capriche nos gestos e movimentos, sem verbalizar ou emitir sons, enquanto os demais integrantes da família tentam adivinhar de qual animal se trata. Os jogos de mímica exercitam a comunicação, concentração, a imaginação e a criatividade para desenvolver outras formas de expressão, além da linguagem verbal.

  1. Caça ao tesouro

Esconda objetos pela casa e faça pistas, lembrando que o nível de dificuldade deve respeitar a faixa etária das crianças envolvidas. As pistas podem ser charadas, “mapa do tesouro” ou baseadas em perguntas e respostas.

Para aumentar a diversão, você também pode separar a família em times, fomentando o raciocínio lógico, o espírito de equipe e a competitividade. Assim, estimulamos a imaginação, a coordenação espacial e a percepção visual e tátil da criança.

  1. Colônias de Férias

Com uma programação diversificada para entreter os pequenos, as Colônias de Férias são ótimas opções para famílias que trabalham fora de casa. Na Colônia de Férias da Escola Bilboquê, por exemplo, além de contar com uma equipe especializada para conduzir as atividades recreativas, cada edição oferece uma temática. Dessa forma, as atividades, passeios e toda a ambientação do espaço escolar promovem uma verdadeira imersão no tema proposto. Todo o cronograma, é claro, estimula a socialização e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio das brincadeiras.

  1. Receita em família

Que tal começar a criar memórias afetivas na sua própria cozinha? Você pode dar início ao primeiro caderno de receitas familiar, variando as preparações ao longo dos dias. Coloque a mão na massa e peça para que a criança auxilie em pequenas tarefas, como misturar uma massa de bolo. Esteja sempre por perto para ajudá-la nos comandos em que sentir dificuldade. Ainda sim, promova sua autonomia e entenda que o erro – ou a bagunça – também faz parte do processo.

5 dicas de atividades para as férias escolares

Ao concluir a receita, a criança se sentirá realizada com o resultado do seu esforço e vocês ainda terão uma bela refeição para compartilhar. Assim, o importante é que as atividades para as férias escolares possam contribuir não só para o desenvolvimento cognitivo da criança, mas para a criação de memórias afetivas inesquecíveis!

Maria Clara Lauar
Assessoria de Comunicação
Escola Bilboquê

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.