Nosso Blog

Os critérios para escolher uma escola particular

Publicado por

Maria Clara Lauar

Os critérios para escolher uma escola particular

Chega o momento em que os pais precisam focar na escolha da escola para o seu filho(a). Para muitas famílias, essa decisão gera certa angústia, principalmente se a criança for bem pequena. Pensando nisso, quais os critérios para escolher uma escola particular que atenda às demandas dos pais e da criança?

Como escolher escola particular?

Sabemos que, no mundo contemporâneo, a antiga configuração familiar formada por um homem economicamente ativo e por uma mulher responsável pelos cuidados da casa deixou de ser uma realidade predominante. Atualmente, o papel da mulher não se limita às funções assistencialistas e ela contribui de maneira significativa com a renda familiar.

Um novo conceito de escola

Além disso, precisamos considerar que os modelos tradicionais também deram lugar à diversidade de novos arranjos, com novos padrões de relacionamento. Mas o fato é: ainda que com novos arranjos, o conceito “família” segue intacto. As responsabilidades com a formação da criança também. Por isso, é preciso diálogo e tempo para conhecer e encontrar a escola particular que corresponda às expectativas e anseios dos pais e responsáveis.

Como suprir todas as dúvidas?

Que escola desejo para o meu filho(a)? Como é esse ambiente? Como a escola promove o desenvolvimento integral do bebê, da criança pequena e das crianças maiores? Portanto, vários aspectos são relevantes ao iniciar essa pesquisa. Outras necessidades vão surgindo durante a visita guiada. Mas quais os critérios para escolher uma escola particular?

Atendimento, localização, infraestrutura, propostas pedagógicas coerentes aos pensamentos dos pais, referência, plano de adaptação. Além disso, horários, alimentação, segurança, limpeza, planejamento educacional, material didático, relacionamento humano, consciência ambiental são pontos a ficar de olho. Por fim, a inovação tecnológica, valor da mensalidade, corpo docente e equipe interdisciplinar capacitada, certamente, irão influenciar nessa cuidadosa escolha.

Mas, durante a visita, atente-se, principalmente, aos seguintes critérios:

Acolhimento na nova escola particular

Você se sentiu acolhido? Sentiu-se à vontade para sanar todas as suas dúvidas?

O afeto, a escuta e o diálogo são fundamentais para construir verdadeiros laços de confiança. O acolhimento sela a relação de parceria entre a instituição de ensino e a família. A relação de confiança começa já no primeiro encontro.

Protagonismo infantil

A criança é o centro da aprendizagem? A família é envolvida no processo de construção individual e coletiva?

Afinal, a escola deve ser um espaço educativo que promove o protagonismo infantil. Procure entender mais sobre as propostas pedagógicas e o nível de desenvolvimento em cada etapa evolutiva da criança.

Protagonismo infantil

Fique de olho no espaço ao escolher escola particular

O espaço escolar traduz a cultura da infância? As atividades pedagógicas estão ambientadas em contextos de criatividade e inovação? Em resumo, desde pequena, a criança precisa de espaço, materialidade, experiências, integração e liberdade para pensar, fazer e se divertir. A estrutura física deve acompanhar a proposta pedagógica da instituição de ensino.

Além disso, certifique-se de que os espaços foram construídos conforme as normas estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação e Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Por fim, escola é lugar de aprendizado, criação de vínculos e onde guardamos as melhores memórias afetivas da nossa infância. Portanto, para formar indivíduos criativos, descobridores, autônomos e preparados para enfrentar o mundo, é preciso acertar na escolha da escola particular.

E você? Já encontrou a sua escola ideal?

Maria Claret Lamounier Elias
Diretora pedagógica
Escola Bilboquê

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.