Nosso Blog

Como fazer um bom currículo para escola

Publicado por

Maria Clara Lauar

10 dicas para fazer um bom currículo para escola

Quando participamos de um processo seletivo, a expectativa pela entrevista invade os nossos pensamentos. Ainda sim, ao concorrer a uma vaga de trabalho, a primeira etapa é a triagem de currículos. Pensando nisso, reunimos algumas dicas sobre como fazer um bom currículo para escola. Afinal, o que as instituições de ensino estão buscando neste primeiro contato com o candidato?

Formato do currículo para escola

Primeiramente, há diversos modelos e formatos de currículo disponíveis na internet. O primeiro passo é considerar o segmento da instituição de ensino ao qual ele será enviado.

Mas, independente do modelo ser o clássico, moderno ou criativo, as informações que constarão no seu currículo devem ser claras, completas e objetivas.

Pré-requisitos no currículo para escola

Antes de enviar seu currículo, certifique-se de que você cumpre com os pré-requisitos da vaga. Além disso, a localização da empresa deve ser compatível com as rotas de acesso ao seu endereço.

Informações Pessoais no currículo

As informações pessoais são fundamentais. Nome completo; idade ou data de nascimento; telefone para contato; e-mail para contato e endereço (pode-se usar o CEP ou nome da rua, bairro e cidade) devem estar em evidência. Ademais, se você está se candidatando para uma vaga em outra cidade, estado ou país, mencione sua disponibilidade para mudança.

Objetivo

Para listar as suas pretensões, não é necessário escrever um texto extenso. Seja direto e esclareça, principalmente, o cargo ao qual deseja ocupar na instituição.

Formação

  • Quando a vaga divulgada não tem como pré-requisito ensino superior: é importante colocar até qual ano você estudou. Exemplo: Ensino Fundamental incompleto – concluído até 6º ano;
  • Quando a vaga tem como pré-requisito ensino superior: não é necessário citar o ensino médio, cite apenas o ensino superior. Exemplo: Graduação em Biologia – Nome da Instituição, ano de conclusão.

Outras formações

Apenas são pertinentes quando complementam a sua área de atuação. Exemplo: você irá se candidatar à vaga de professor de Biologia e, em 2010, realizou curso técnico de marcenaria.

As duas áreas práticas não se relacionam, por isso não informe no currículo. Contudo, já uma pós-graduação relacionada à área da educação e biologia, certamente, deve ser citada. Exemplo: Pós graduação em Botânica – Nome da Instituição e ano de conclusão.

Outrora, outros cursos que poderão ser citados são: capacitações; idiomas e participação em congressos.

Experiências profissionais

Aplica-se a mesma ideia do item acima. Deverão ser incluídas somente as experiências profissionais que possam agregar em sua prática na vaga pretendida. Dessa forma, se em 2008 você trabalhou como vendedor em uma loja de roupas, não é necessária a menção no currículo.

Portanto, as experiências devem relacionar-se com a área de atuação. Além de acompanhar um breve descritivo das funções desempenhadas, além do nome da instituição, cargo ocupado e período de permanência.

Devo colocar foto no meu currículo para escola?

Para fazer um bom currículo para escola, não é necessário colocar foto, exceto se especificado no anúncio da vaga.

Apresentação e envio do arquivo

Ao finalizar o currículo, é importante converter o arquivo em PDF. Dessa forma, você garante que o mesmo não seja desconfigurado ao ser enviado. Desse modo, atente-se também para o nome do arquivo.

Assim sendo, é comum currículos nomeados como: “Meu atual”; “Currículo”; “Currículo 2022”. Dessa forma, o ideal é nomeá-lo com o seu nome e sobrenome e área pretendida. Exemplo: Mariana Silva — Professora 2º Período.

Não esqueça do “assunto” no e-mail

Por fim, após seguir todas as dicas acima, ao enviar o seu currículo por e-mail, não se esqueça de preencher o campo “assunto”, com o nome da vaga/cargo pretendido.

Dessa forma, agora que você já sabe como elaborar um bom currículo para processos seletivos em escola. Assim sendo, vamos nos preparar para a próxima fase?

Flávia Vieira
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Gutierrez

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.