Nosso Blog

Escola Bilboquê promove Semana Literária

Publicado por

Maria Clara Lauar

Escola Bilboquê celebra o Dia Mundial do Livro em Semana Literária

Em celebração ao Dia Mundial do Livro, a Escola Bilboquê promoveu, entre os dias 15 e 19 de abril, a Semana Literária. A iniciativa, que aconteceu no Buritis, Gutierrez e Vila da Serra, foi marcada por atividades lúdicas e contação de histórias. O objetivo é incentivar a leitura, homenagear autores e diversificar a linguagem oral e escrita das crianças.

Para Alessandra Saraiva, Diretora Pedagógica da Escola Bilboquê Gutierrez, “A Semana Literária é uma ação que está sendo desenvolvida com as crianças por meio da contação de histórias. Antes, as professoras escolhiam um livro, desenvolviam um projeto e o trabalho literário era compartilhado com as famílias durante a Mostra Cultural. Em 2024, no entanto, estamos mudando o formato”, explica.

Sendo assim, a proposta para este ano foi a exploração dos contos clássicos, por se tratarem de narrativas que aguçam a curiosidade e o imaginário na infância. De acordo com a Diretora Pedagógica, “os clássicos precisam ser resgatados nas vivências, pois em cada história há um universo próprio, composto de seres e acontecimentos que fazem parte da cultura de diversos lugares do mundo”, pontua. Pensando nisso, os livros trabalhados durante a semana foram “Os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Cachinhos Dourados”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “João e o Pé de Feijão”.

Além dos contos clássicos, os alunos e suas famílias também foram convidados a enviar um livro que resgatasse imaginários afetivos para a criança. Essas obras compartilhadas em família são embaladas por memórias repletas de afeto. Valorizar essas histórias, portanto, é uma forma de acolher cada pequeno leitor em formação.

Para incentivar o hábito de leitura

O Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data tem como objetivo incentivar a leitura e homenagear os autores que nos transportam por diferentes histórias através das páginas.

Desse modo, é importante destacar que a leitura pode ser incentivada e cultivada desde os primeiros dias de vida do bebê. Por isso, incluir livros na rotina da criança é fundamental para criar um hábito de leitura. Para isso, esteja atento às histórias preferidas da criança e aproveite os livros para abordar temas importantes. Você também pode incluir visitas regulares à bibliotecas e livrarias em seus passeios em família.  

Além disso, dê a oportunidade da criança escolher o que quer ler. Mas a atividade deve ser feita com tempo, conforto e em um ambiente aconchegante. Assim, uma sugestão para ter sempre livros novos e interessantes em casa é a assinatura de um clube de leitura infantil. Estas iniciativas enviam para a sua casa, periodicamente, um título com curadoria de profissionais da área.

Comunicação
Escola Bilboquê Gutierrez

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.