Nosso Blog

Como realizar a enturmação na escola infantil?

Publicado por

Maria Clara Lauar

Como realizar a enturmação na escola infantil?

A escola é um lugar de relações e aprendizagens e é nesse espaço que a criança elabora suas descobertas, aprende a explorar o universo infantil e vai ampliando seus contatos, modificando-os. Da mesma maneira, os grupos de amigos vão mudando e uma série de fatores pode ser responsável pela reestruturação de uma turma. Pensando nisso, como realizar a enturmação na escola infantil?

No início de cada ano letivo, a escola deve dialogar com as famílias sobre os grupos, seus pares, perfis e número de meninos e meninas. Mas o que leva uma família a insistir que seu filho acompanhe o mesmo grupo por anos?

Sabemos que nem tudo pode ser como idealizamos, o que, muitas vezes, gera frustrações. A insegurança, o desejo de proteção, a fragilidade na aceitação de novos relacionamentos e o medo da mudança podem influenciar nessa postura, por isso, acreditamos que a organização de turmas é um aspecto educacional de grande importância, mas cabe à escola esclarecer e apresentar argumentos fiéis à sua proposta pedagógica para justificá-la.

A enturmação que valoriza o potencial relacional da criança

Atentos à infância, fase determinante no desenvolvimento da criança como indivíduo, os primeiros anos de vida são extremamente marcantes para o amadurecimento relacional, cognitivo, afetivo e emocional.

Sendo assim, a formação de novos grupos e o relacionamento com outros professores torna a criança mais adaptativa, flexível e preparada para mudanças e para enfrentar o novo. Ao analisarmos a estrutura do grupo a ser reorganizado, a equipe gestora é responsável pela sua renovação, criando novos vínculos de amizade.

A enturmação na escola infantil, em 2024

Na Escola Bilboquê, a enturmação respeita a data de corte etário em 31 de março, conforme resolução n° 2, de 9 de outubro de 2018. Para a enturmação na escola infantil em 2024, portanto, as turmas são organizadas com as seguintes faixas etárias:

Creche

Bebês e crianças bem pequenas:

  • Berçário: Crianças a partir de 4 meses (pré-requisto para ir para o maternal 1 é estar caminhando com firmeza);
  • Maternal 1: crianças bem pequenas nascidas até 31/03/2023;
  • Maternal 2: crianças nascidas até 31/03/2022;
  • Maternal 3: crianças nascidas até 31/03/2021.

Pré- Escola

  • 1º Período: crianças nascidas até – 31/03/2020;
  • 2°Período: crianças nascidas até – 31/03/2019;
  • Ensino Fundamental: crianças nascidas até 31/03/2018.

Sabemos que o processo de aprendizagem é singular e o grupo de amigos pode fortalecer ou influenciar no crescimento e estabilidade socioemocional da criança. A enturmação, portanto, é uma grande aliada no planejamento pedagógico de uma instituição de educação.

Maria Claret Lamounier Elias
Diretora Pedagógica
Sócia Fundadora das Escolas Bilboquê

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.