Nosso Blog

livros para ajudar no processo de adaptação escolar

Publicado por

Maria Clara Lauar

“Meu filho não quer ir para a escola”: 5 livros para ajudar no processo de adaptação escolar

O ingresso da criança no contexto escolar inaugura uma importante fase em sua trajetória e na de sua família. Assim, com a nova etapa, inúmeras mudanças ocorrem e o infante é convocado a desenvolver habilidades para enfrentar de forma positiva os desafios. Para lidar com toda as inseguranças, ansiedade e medos frente ao novo, listamos 5 livros para ajudar no processo de adaptação escolar.

Sabemos que, com acolhimento e validação, é possível fortalecer a criança e auxiliá-la a passar pela separação da família e a se vincular a outras figuras de cuidado. Além disso, é preciso fomentar o desenvolvimento de relações saudáveis com seus pares. Dessa maneira, para auxiliar as famílias e professoras neste momento, as obras literárias podem ser ferramentas importantes que, de maneira lúdica, ilustrativa e concreta, favorecem uma adaptação respeitosa e feliz. Confira:

“ORA BOLAS, O QUE É UMA ESCOLA?”, por Beatriz de Oliveira 

Na obra, as crianças auxiliarão o curioso macaquinho Zé a aprender sobre esse lugar diferente e instigante que é a escola. E agora?! Quantas descobertas estão por vir?

Macaquinho Zé e a adaptação escolar

“O MONSTRO DAS CORES VAI À ESCOLA”, por Anna Llenas

Neste livro da autora Anna Llenas, também responsável pelo célebre “O Monstro das Cores”, o protagonista compartilha as emoções vivenciadas em seu primeiro dia de aula. Dessa forma, rotina, ambientes, aula de artes e hora do lanche são algumas das novidades… Vamos acompanhar o Monstro nessa nova experiência?

O monstro das cores e o processo de adaptação escolar

Clique aqui para acessar a contação online do livro “O Monstro das Cores vai á Escola”.

“SIMÃO NÃO QUERO IR À ESCOLA”, por Stephanie Blake

Simão era um coelho que não gostava da ideia de ir para a escola e só de pensar no primeiro dia de aula o medo tomava conta de suas emoções. Enfim, o grande dia chegou! E ficamos sabendo que Simão aproveitou tanto a escola que nem queria ir embora…

Como Simão pode auxiliar no processo de adaptação escolar?

Clique aqui para acessar a contação online do livro “Simão Não Quero ir Á Escola”.

“TIMÓTEO VAI À ESCOLA”, por Emmanuelle Massonaud

Assim como Simão, o Monstro das Cores e o Macaquinho Zé, Timóteo compartilha as experiências vivenciadas em seu primeiro dia na escola. Eis que o medo em relação ao que poderia acontecer no contexto escolar logo dá lugar a ansiedade por poder estar na escola novamente e brincar com seus amigos.

livros para ajudar no processo de adaptação escolar

“CAROLA VAI PRA A ESCOLA”, por Nanda Perim

Neste livro, a autora psicoeduca os leitores sobre o processo de adaptação a partir de diferentes perspectivas – família, educadores e crianças. Da mesma maneira, a história também versa sobre as emoções. Assim, somos convidados a entender um pouco mais sobre a saudade, a importância da validação emocional e do acolhimento.

livros para ajudar no processo de adaptação escolar

E você? Conhece outros livros para ajudar no processo de adaptação escolar? Conte para a gente!

Thaís Caputo
Psicóloga Escolar
Escola Bilboquê Gutierrez

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.