Nosso Blog

A compreensão da música pelas crianças

Publicado por

Maria Clara

Música na educação infantil: como as crianças compreendem?

A música na educação infantil é poderosa. Afinal, cada um se relaciona com os sons, com as vibrações e com o movimento que a música proporciona de uma forma diferente.

Nenhuma limitação humana pode impedir que alguém se relacione com aquilo que não é experimentado apenas por um sentido, mas por todos.

A música não é só ouvida, ela é sentida, interpretada, como também se traduz por meio das diversas expressões dadas aos movimentos do corpo. Neste texto falaremos um pouco sobre a percepção das crianças sobre a música na educação infantil. Confira!

Qual o papel da música na educação infantil?

Quando falamos das crianças, geralmente, as pessoas associam a música apenas aos movimentos e sons que ela proporciona. Entretanto, é possível expandir o seu alcance para além do que estamos acostumados a experimentar.

musica na educação infantil

A musicalização Infantil tem como proposta não só oferecer aos bebês e crianças um ambiente sonoro, mas também investigar e vivenciar tudo o que está sensível e sendo alcançado pelos pequeninos.

Nas aulas de musicalização da Escola Bilboquê, é possível trabalhar o desenvolvimento motor, o cognitivo e o socioafetivo da criança. Portanto, tudo é feito de forma lúdica, onde o aprendizado é aplicado por meio de brincadeiras, contação de histórias, jogos, instrumentos e utilização do próprio corpo.

Veja também: Inglês na primeira infância; vale à pena? 

Música e lúdico como ferramentas educativas.

As aulas que possibilitam este tipo de interação são muito importantes para crianças pois, no início da vida, o cérebro está em atividade intensa, receptivo e captando vários tipos de estímulos externos.

Os bebês, no que lhe concerne, também demonstram grande receptividade ao trabalho da musicalização escolar, pois se envolvem com as canções, com os elementos lúdicos trabalhados, com as brincadeiras e, principalmente, usam o próprio corpo para expressividade com a música.

Dessa forma, a compreensão da música pelas crianças é instrumento de aprendizado e essencial para a Educação Infantil. É a oportunidade de ascender novas formas de desenvolvimento para a mente e para o corpo das crianças.

Quer saber mais sobre educação e também sobre o nosso trabalho? Siga a escola no Instagram, postamos sempre dicas e novidades.

Ênyo Saldanha
Professor de Educação Musical
Escola Bilboquê Buritis

Enviar
1
Precisa de Ajuda?
Olá, quero solicitar mais informações sobre o processo de Matrícula da Escola Bilboquê.